– Vasco x Inter e um impedimento ativo que não precisa nem de toque!

Você já deve ter ouvido a expressão de “impedimento passivo que se torna ativo“; ou aqueles ditos de que “jogador lança para A mas sobra para B“; ou ainda que “a bola foi para fulano que interferiu em sicrano estando a frente da bola“.

Vamos deixar de teorias e mostrar na prática?

Veja o 3o gol do jogo Vasco 3 x 1 Internacional, válido pelo Brasileirão, na última 5a feira. Ele está disponível em: http://is.gd/VASCOxINTER

Repare o seguinte: Cris chuta a bola para a frente; seu companheiro André, em dificílima posição para o bandeira decidir (porém, estava em posição de impedimento) tenta disputar a bola com um jogador colorado. Num primeiro momento, não se sabe se ele toca ou não na bola, não havendo domínio. Ela acaba sobrando para Willie, que em posição legal faz o gol.

Válido ou não?

A questão é: Se André não tocou na bola (mesmo estando em posição de impedimento), e ela sobra para um companheiro dele, o gol deve ser anulado ou não?

Respondo com algumas outras considerações:

1 – Se André tocasse na bola, o árbitro deveria marcar impedimento por jogo ativo por ter participado diretamente da jogada.

2 – Se André não tocasse na bola, mas estivesse sozinho no lance, a jogada deveria continuar pois ele está em impedimento passivo, já que em nada interferiu até a bola chegar ao seu companheiro.

3 – Se André tocasse ou não na bola, com um adversário disputando-a (como se vê no vídeo), a jogada deve ser paralisada pois ele está em impedimento ativo por interferir contra um adversário. O jogador do Internacional não sabe se André está ou não em posição de impedimento e sua ação de disputar a bola faz com que o zagueiro vá em sua direção. Se o atleta do time gaúcho soubesse que ele não disputaria a bola ou se André estivesse imóvel, demonstrando que abdica do lance pela sua posição, o lance seria válido por impedimento passivo, pois não interfere na jogada, nem no adversário, tampouco se beneficia da posição.

Assim, o 3o gol foi irregular. Mas perceba: o bandeira provavelmente não errou na interpretação de ativo ou passivo, mas se equivocou se estava na mesma linha ou não, já que o lance é rápido.

url.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s