– Análise Pré-Jogo da Arbitragem de Ponte Preta x São Paulo em Mogi Mirim pela Copa Sulamericana

O equatoriano Carlos Vera apitará o jogo de volta entre Ponte Preta x São Paulo pela semifinal da Copa Sulamericana. Não gostei desta escala por vários motivos, sendo os principais: árbitro ruim e ao mesmo tempo, azarado!

Vera costuma ter atuações ruins, e além disso, no linguajar dos boleiros, é juizão “pararraio”! Ele chama a confusão para si. Quer exemplos?

Me lembro da primeira vez que o vi apitando, em um jogo no Peru pela Copa Libertadores: Alianza Lima x Universidad do Chile (talvez a sua estréia em competições internacionais de grande porte). No último minuto, um chute do time chileno de fora da área para o gol dos peruanos; eis que o centroavante do Universidad ficou a frente do goleiro peruano, enquanto outro atleta do seu time retornava ao jogo pela linha de fundo, e a bola entrou no gol. O bandeira marcou impedimento, Carlos Vera ignorou seu assistente e confirmou o gol. O jogo acabou nesse lance, com discussão, empurrão, rabo-de-arraia e tudo o que se tem direito.

Mas mesmo assim Vera continuou sendo o número 1 do Equador. No ano passado, apitou Millonarios da Colômbia x Grêmio-RS, onde conseguiu ser peitado pelos dois times. Foi pressionado o tempo inteiro pelos gremistas, distribuindo cartões amarelos para todos os lados. No final da partida, cedeu a pressão e marcou pênalti em uma simulação de Werley, no último minuto de jogo. Novamente, confusão pós-apito final…

Isso não o impediu de continuar atuando. Vera estava pré-selecionado para o Mundial de Clubes da FIFA em 2012 no Japão, e teve uma péssima arbitragem na partida entre Sunfrecce Hiroshima X Al Ahly. Assisti a esse jogo e me impressionei com várias coisas: o árbitro correu demais, marcou muitas faltas, não deu uma vantagem sequer (poderia ter dado muitas) e se posicionou horrorosamente (por 3 oportunidades a bola bateu nele, sendo que em uma ele armou um contraataque).

Se no seu histórico em jogos de competições importantes ele se dá mal, quando ele vai bem, dá azar de algo ruim acontecer. Nesse ano, assisti a um jogo onde ele apitou direitinho: marcou o que tinha que marcar, deu os cartões no momento certo e se posicionou bem. O problema é que foi San José x Corinthians, em Oruro, o fatídico jogo em que morreu um garoto de 14 anos…

Nessa quarta-feira, torço para uma boa arbitragem (que é possível, mas ao mesmo tempo, levanta dúvidas sobre a competência do árbitro e seu estado de espírito, já que Carlos Vera é irregular no apito e aceita pressão).

A pergunta é: como um árbitro com esse histórico é indicado para um jogo importante como esse?

E a propósito, por quê não escalar árbitro e bandeiras brasileiros para apitar o confronto nacional?

O ponto a favor de árbitros locais é de que conhecem bem as equipes, sabem das manhas e artimanhas dos atletas. O ponto fraco é a pressão pré e pós-jogo, já que o árbitro estrangeiro não tem esse problema: apita e em seguida toma o avião e vai embora.

Fico me questionando: nos confrontos entre times de mesmo país, escala-se árbitros locais. Desde o imbróglio entre Atlético Mineiro e São Paulo, quando o presidente Alexandre Kalil pediu e conseguiu veto a árbitros brasileiros na Libertadores, só árbitros de fora estão apitando aqui. Desprestígio aos nossos apitadores, incompetência ou pura politicagem?

Em tempo: o bandeira do jogo Ponte Preta x São Paulo será Byron RomeroMe lembrei do seu compatriota Byron Moreno, o árbitro banido da FIFA por corrupção na Copa de 2002 na partida que envolveu Itália x Coréia do Sul. Anos depois, Byron Moreno foi preso por tráfico de cocaína.

Que não se confunda o quase homônimo!

jogo+ponte+preta+x+sao+paulo+26+05.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s