– Quicar a bola pode? E levar cartão antes do jogo?

As dúvidas curiosas sobre as Regras do Futebol são constantes. Essas vieram pelas redes sociais e são do amigo virtual “+ChuteColocado”. Vamos a elas:

1) Antes do apito inicial, o árbitro pode punir alguém seja com amarelo ou até mesmo com o vermelho?

2) Aproveitando a sessão “tirando dúvidas”: o goleiro não pode agarrar a bola, soltar ela no chão e pegar com as mãos novamente. Mas então por quê a ação dele quicar a bola no chão não é infração?

Vamos lá: antes da partida é possível advertir ou expulsar, pois a autoridade do árbitro começa a valer quando ADENTRA ao campo de jogo até quando ele SAI dele (portanto, antes do apito inicial e depois do apito final). Curiosidade: um atleta expulso antes do começo da partida pode ser substituído por outro (assim, o jogo não começa com um time formado por 10 jogadores) e conta-se como uma das 3 substituições.

Sobre pegar a bola com as mãos e quicar, entende-se que o “quicar” é uma “posse de bola”. Dessa forma, não há punição por bater a bola no chão, já que ela está sob “domínio” do goleiro. Se um atleta adversário tocar na bola que é quicada e que será reposta em jogo pelo goleiro, veja só, deverá ser marcado falta (tiro livre indireto)!

Dúvidas? Pergunte ao árbitro.

interrogação.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s