– A lista dos árbitros da Copa do Mundo é formada pelos melhores?

Nem sempre os mais competentes são escolhidos. A FIFA divulgou a lista dos trios de arbitragem para a Copa do Mundo, composta por 25 trios fixos além de “16 árbitros de suporte”, como chamados os árbitros de espera / ajuda pela entidade (8 árbitros e 8 bandeiras).

Na relação, veremos árbitros do Taiti, Panamá e Gâmbia. Também teremos bandeiras das Ilhas Fiji, Quirguistão e Burundi.

Se temos 2 ou 3 trios ingleses, alemães, italianos ou de qualquer outra parte do globo mais qualificados, por que se fazer média de 1 trio por país? Somente para prestigiar politicamente federações menores?

Ravsham Irmatov, árbitro do Uzbequistão, fez uma lambança na Copa das Confederações (partida Brasil x Itália), mas estará na Copa do Mundo. Já o uruguaio Roberto Silvera, um dos melhores da América do Sul, ficou fora do Mundial devido ao rigoroso Teste Físico. Será que perdeu a vaga pelo salvadorenho Joel Aguilar, que é ruim de apito mas ótimo como velocista?

Aqui no Brasil, deu a lógica: Sandro Meira Ricci, com Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gassen irão representar a arbitragem brasileira.

Excelente e justa escolha!

Ricci é muito invejado por alguns colegas, talvez pelo fato de ser um árbitro bem estudado e esclarecido. Tem trabalhado com muita regularidade, e em especial apitou a final da Copa do Mundo de Clubes, vencida pelo Bayern. Emerson Carvalho é experiente, um dos melhores bandeiras com quem tive a oportunidade (e o prazer) de trabalhar. Foi muito criticado por um erro na partida Santos x Corinthians (erro que não costuma cometer e que foi pontual), e felizmente tal incidente não apagou os méritos da sua ótima carreira. E Marcelo Van Gassen é jovem e talentoso. Trabalhamos muitas vezes, a primeira há uns 12 anos, numa partida da Copa São Paulo de Futebol Jr (quando a Copinha ainda revelava árbitros). Foi prejudicado, e me recordo claramente, quando o então diretor de futebol do Corinthians Andrés Sanches invadiu o campo e prometeu que ligaria ao mandatário da CA-CBF Armando Marques pedindo punição, por não concordar com um gol anulado que estaria em impedimento, na partida Corinthians x Cianorte-PR pela Copa do Brasil (e que Van Gassen acertou). Mesmo com o acerto, “seu Armandinho” adorava fazer média e suspendeu injustamente Van Gassen.

Boa sorte aos árbitros da Copa, que terá potenciais nomes para apitar a final antes do torneio começar: o chileno Enrique Osses, o holandês Bjorn Kuipers, o japonês Yuichi Nishimura, o espanhol Carlos Vasques e o inglês Howard Webb. E fica o detalhe: Paraguai, Uruguai, França, entre outras nações, não terão árbitros na Copa do Mundo. Em compensação, teremos guatemaltecos, barenitas, quenianos…

A lista está disponível em: http://is.gd/WorldCup14Referee

2084968_FULL-LND.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s