– Entendendo os 8 lances polêmicos de São Paulo x Santos

Duas duplas de treinadores de futebol me chamam a atenção no Paulistão 2014: a primeira é formada pelo chato mas competente Fernando Diniz no Audax e o boa praça e surpreendente Wagner Lopes no Botafogo: ambos pelas boas campanhas. A segunda é por Mano Menezes e Oswaldo de Oliveira: ambos pelas reclamações contra a arbitragem.

Depois que saiu da Seleção Brasileira, Mano chia de tudo com os juízes! Mudou seu comportamento… Mas quem radicalizou foi Oswaldo de Oliveira; sempre calmo, discreto e bom treinador, já foi expulso duas vezes e ontem desabafou contra os árbitros em geral.

Porém, no Sansão desse domingo, após o jogo, Oswaldo reclamou que contestava o pênalti apitado por Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza e depois desmarcado ao perceber que o bandeira Marcelo Van Gassen marcara impedimento de Rildo na jogada. Ele deu a entender nas entrelinhas que estava errado, que isso não era possível e que o goleiro Rogério Ceni havia influenciado a decisão! Caramba, Oswaldinho…

Entenda: todo árbitro tem o direito de repensar a sua decisão e voltar atrás da marcação sempre que perceba um equívoco e que o jogo não tenha sido reiniciado. A Regra do Futebol permite isso. O que não pode é autorizar um reinício de jogo (concretizar a cobrança de uma falta/ pênalti, de arremesso lateral, bola ao chão ou qualquer outra coisa que o valha) e depois querer voltar atrás.

Mas se Oswaldo não tem razão nesse lance específico, junto com Muricy Ramalho teve outros tantos lances para juntos reclamarem. Vamos a eles? São 8:

– 1o Tempo: Jogada 1 – Impedimento de Osvaldo: lance difícil, de TV. Osvaldo é lançado por Maicon e está com o tronco na mesma linha do pé direito do adversário santista. Portanto, condição legal. Errou Marcelo Van Gassen ao marcar impedimento. Creio que foi traído pelo corpo do santista estar mais atrás do corpo do são-paulino. Porém, são as partes jogáveis que determinam a condição ou não, e esse mesmo pé foi determinante para dar condição ao atacante.

– 1o Tempo: Jogada 2 – Impedimento de Luís Fabiano (o 1o dele): lance simples. Há dois sãopaulinos em posição de impedimento dentro da área; o último jogador de linha do Santos é Cicinho que está em cima da risca da grande área, mas o centroavante do São Paulo (que foi quem dominou a bola) estava na meia lua. Errou de novo, aqui era mais fácil.

– 1o Tempo: Jogada 3 – Impedimento de Álvaro Pereira: O jogador recebe na lateral esquerda a bola em boa condição. Havia uma referência para ajudar o bandeira: o corte da grama. Mas repare que Van Gassen está adiantado no seu posicionamento, há 1 metro da linha que deveria fazer. E quando se está em profundidade (repare que Álvaro está há pelo menos 70 metros do bandeira, já que o Morumbi tem 72m de largura) esse 1 metro adiantado na sua linha trai mesmo o assistente. Errou feio.

– 1o Tempo: Jogada 4 – Impedimento de Luís Fabiano (o 2o dele): Apesar das reclamações do são-paulino, esteva à frente do zagueiro santista. Acertou Van Gassen (quarto lance seguido para o mesmo bandeira).

– 1o Tempo: Jogada 5 – Bola salva por Osvaldo (33m): o atacante do São Paulo tenta e consegue salvar uma bola lançada em profundidade e que quase sai por inteira. O bandeira Emerson Augusto se equivoca e marca lateral.

– 2o Tempo: Jogada 6 – Pênalti para o Santos (2m): Paulo Miranda e Leandro Damião disputam a bola e o são-paulino consegue impedir o domínio com o braço. Quando ela cai no ombro tudo bem, mas deliberadamente o zagueiro dá um tapa para ter a posse. Ambos estavam voltados de costas para o árbitro, somente o Adicional poderia ajudá-lo. Errou a arbitragem.

– 2o Tempo: Jogada 7 – Pênalti em Rildo (28m): Rodrigo Caio e Rildo disputam uma bola dentro da área que vem pelo alto, mas repare que enquanto o santista busca o cabeceio e procura a bola olhando para cima, Rodrigo Caio mira o corpo do atleta com um tranco de força desproporcional. Eu marcaria pênalti (e sem cartão amarelo) pois nitidamente largou a disputa de bola para somente deslocar o adversário. Erro do árbitro.

– 2o Tempo: Jogada 8 – Pênalti desmarcado (45m): A zaga santista lança a bola para o ataque; Damião dá um desvio e ela vai para Rildo que avança e sofre pênalti. Porém, Rildo estava em posição de impedimento. Não importa se ele foi atingido, pois o jogo teoricamente é parado nesse instante. Se o árbitro não se atentou imediatamente, pode corrigir a marcação antes do reinício do jogo, que foi o que ele fez. Aqui algo importante: se a bola tivesse ido direto da zaga para Rildo sem o toque de Damião, posição legal; mas como o desvio é uma nova jogada, impedimento bem marcado. E sempre lembrando: se o árbitro entendeu que, mesmo em impedimento a pernada do zagueiro são-paulino foi forte, pode aplicar o cartão amarelo pela a ação temerária e recomeçar a partida com o tiro livre indireto do impedimento (não é que pelo fato do jogo não estiver valendo que se abona um cartão).

O grande problema desse lance é que pelo fato de existir o rádio, Van Gassen fica com a bandeira levantada até Marcelo Aparecido ouvir pelo aparelho o seu chamado. Assim que o árbitro se atenta, o bandeira baixa o instrumento para poderem conversar (vai deixar levantado para quê?). Muitos entenderam essa ação como uma indecisão do bandeira e não é nada disso, é simplesmente por não precisar manter o braço erguido depois do árbitro comunicado. Outro fator que contribui para a confusão é o experiente Rogério Ceni “enchouriçando” a conversa entre árbitro e bandeira. Imagine eles tentando conversar com o Morumbi lotado e o goleiro gritando e gesticulando para todo lado?

Enfim, jogo difícil para a arbitragem. E partidas assim duram mais do que 90 minutos…

São+PauloxSantos_dicasdesantos.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s