– Análise Pré-Jogo da Arbitragem de Ituano x Santos (decisão do Paulistão-14)

Durante a semana, discutimos sobre os prováveis nomes dos árbitros que poderiam ser sorteados para a final o Paulistão, elencando cinco candidatos: Guilherme Ceretta, Raphael Claus, Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza e Leandro Bizzio Marinho (lembrando que PC Oliveira está fora por aceitar o convite da Rede Globo para ser comentarista na TV).

Pois é: todos esses nomes foram para o globinho da sorte, acrescido de Rodrigo Guarizzo Ferreira do Amaral. E não é que o árbitro, morador da longínqua cidade de José Bonifácio, foi o escolhido?

Para mim, surpresa. Eu colocaria Luiz Flávio de Oliveira, Raphael Claus e Marcelo Aparecido Ribeiro como favoritos nos 2 jogos. Guarizzo, bom e discreto árbitro, não estaria na minha lista. E creio que se a final fosse o esperado jogo entre Santos x Palmeiras não estaria na lista da FPF também.

Rodrigo tem 38 anos, sendo 15 como árbitro da FPF e há 10 anos apita na série A1. É professor de Educação Física e sempre está bem condicionado fisicamente. Porém, nunca apitou um clássico envolvendo os 4 grandes do Estado.

TECNICAMENTE, Guarizzo discerne bem as jogadas, sem ser contestado. Mas tivemos problemas nesse quesito em lances de infração/penal numa má atuação na partida Palmeiras 1 x 1 Audax neste ano. Fora isso, nos demais jogos em que trabalhou (de fácil condução), nada a criticar.

DISCIPLINARMENTE não costuma aplicar muitos cartões. Bom indício para quem tiver jogador pendurado, pois provavelmente não ficará fora da finalíssima.

Sobre os árbitros assistentes, boas escolhas. Anderson Coelho, vulgo Bocão, erra muito pouco ou quase nada. Tatiane Saciloti, como já foi dito em outras oportunidades, é a melhor bandeira do quadro, e está em estado de graça: passou no teste físico da CBF para o Campeonato Brasileiro alcançando índices dos árbitros masculinos.

Nada a questionar os AAA: Raphael Claus (adicional 1) e Vinícius Furlan (adicional 2) poderiam estar como árbitros centrais. Bizzio como árbitro reserva é uma boa escolha.

E aí, gostou do sexteto de arbitragem? Deixe sua opinião!

images.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s