– Brasil 1 x 1 Chile. E a arbitragem, como foi?

Pois é. O primeiro jogo pelas Oitavas de Final da Copa do Mundo de 2014 foi teste para cardíaco. Reclamações de gol anulado, bola na trave e desfecho feliz para os brasileiros nos pênaltis.

E a arbitragem do inglês Howard Webb, como foi?

Se você olhar com olhos de torcedor, correrá o risco de dar uma nota muito baixa. Mas se analisar friamente, observará que o árbitro foi bem no geral, e, nos lances polêmicos, excepcional! Só não levará nota máxima pela prorrogação.

Vamos lá: algumas queixas se referem em deixar o jogo correr em determinados momentos de quedas de jogadores. Ora, pelo fato do juiz ser da Inglaterra e o jogo ser disputado por equipes latino-americanas, há um natural choque de cultura no futebol. Aqui, se busca a falta cavada e lá, ao contrário, falta é quando ocorre realmente uma irregularidade que impeça o atleta de seguir no lance. “The Faul” para um árbitro inglês é coisa séria!

Neymar começou levando pontapés dos chilenos, advertidos verbalmente com correção pelo árbitro. Mas nas infrações mais leves, “enfeitava a queda” a fim de cavar cartões para os adversários. Juiz experiente não cai nessa… Tanto que depois o garoto ficou mais tempo em pé!

Se o árbitro fez uma boa leitura no começo da partida, se acomodou no final do jogo e durante todo o segundo tempo da prorrogação. Ele simplesmente deu uma de “Ganso”. E sabe o que significa isso?Na linguagem da arbitragem, se refere ironicamente ao árbitro Romualdo Arpi Filho, o “Rei do Empate”, que administrava os finais de jogo “picando” os lances. E foi exatamente o ponto negativo de Webb: torceu para a peleja ficar no 1 x 1!

Se falamos do árbitro na condução do jogo ao longo da partida e da sua mudança não positiva no final, não podemos também deixar de falar da sua atuação disciplinarmente: cartões bem ou mal aplicados?

Neste sábado, Webb cumpriu o que tem se pedido pela FIFA e que seus colegas estão fazendo muito bem: a não vulgarização dos cartões amarelos e vermelhos! Se Brasil x Chile tivesse sido jogado pelo Brasileirão, teríamos uma enxurrada de advertências e expulsões. Respeito, pois é uma conduta adotada, embora tenho o seguinte temor já escrito em outras oportunidades: o limite da economia dos cartões pode beirar o descumprimento da Regra do Jogo!

Tecnicamente, acertou em dois lances importantes: o pênalti supostamente cometido em Hulk e o gol anulado também em lance protagonizado pelo homônimo do super-herói da Marvel.

Lance 1: o pênalti – o zagueiro do Chile rouba somente a bola e a queda de Hulk é inevitável pelo contato do pé do chileno com o do brasileiro. E o detalhe: o zagueirão saiu jogando, indicador de que o lance foi limpo na dividida por baixo.

Lance 2: o gol anulado – dificílimo, pois o árbitro não tem uma visão lateral boa da jogada, pois ela é mais frontal e acaba não sendo tão nítida para Webb. Faça a seguinte análise: a bola foi matada no peito, ajeitada de ombro ou com o uso do braço? E, vendo, revendo e “re-revendo” várias vezes, entendo o seguinte: Hulk mata no peito com uma leve ajeitada pelo antebraço, pois sem ele a bola não “morreria” em seu domínio. E como antebraço não vale, acertou o juiz!

Nos tiros penais, um erro importante que passou desapercebido em decorrência da emoção: Júlio Cesar se adiantou significativamente no primeiro pênalti que defendeu. Esqueça o fato da cobrança do chileno ter sido ruim, o fato é que não foi o “passito” a mais que a arbitragem costuma fazer vista grossa, foi passo a frente mesmo. Deveria ter voltado.

Enfim, jogo difícil e que no geral o árbitro foi muito bem.

Duas observações relevantes do jogo:

1- Como xingou o treinador Felipão! Jogou a torcida contra o árbitro e se Webb falasse a língua portuguesa certamente o expulsaria.

2 – Estou convencido que, se o Brasil jogar como jogou contra o Chile frente Alemanha, Holanda, Argentina ou França, o Hexa ficará na tentativa lá na Rússia em 2018!

E você, gostou do jogo?

bandeiras.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s