– A Bola Fora do Felipão

Se o cara é treinador da Seleção Brasileira de Futebol, quer dizer que algum mérito logicamente ele tem. E pela importância do cargo, deve estar preparado.

E se o nobre esporte bretão é o seu ganha-pão, deve se atualizar nos seus detalhes. Ter noções das 17 Regras do Jogo é condição obrigatória para um bom trabalho.

Mas eis que Luís Felipe Scolari soltou uma “pérola” no Jornal Nacional da Rede Globo sobre o bobo Cartão Amarelo que Thiago Silva recebeu contra a Colômbia (por impedir a reposição de bola ao jogo interceptando o goleiro quando ela estava  em sua posse) e o tirou do jogo semifinal frente a Alemanha:

Não consigo entender o cartão, talvez a lei ou a regra diga que passando na frente (não conheço totalmente a regra) quando vejo a bola lançada para o alto pelo goleiro, ela está em jogo, Thiago passa e bate na bola, não bate por querer, goleiro lança a bola e bate no Thiago, bola em jogo, não cometeu nada e o juiz entendeu como falta. A bola está em jogo e Thiago pode fazer o gol“.

Explicação confusa de Felipão, relatando o lance a seu grosso modo e sem admitir que Thiago deliberadamente foi interceptar a reposição. Pior é que ele quer que a CBF recorra junto a FIFA para anular o cartão!

Não faça isso, Scolari. Vai ficar feio, seja digno! Você deveria saber – justamente pelos seus anos de estrada no futebol, conquistas e experiência adquirida – que o goleiro não pode ser molestado quando repõe a bola ao jogo estando em suas mãos ou no ar enquanto chuta! A Regra considera isso como “posse de bola”, e ela só pode ser disputada quando é colocada em jogo, após o lançamento com as mãos para o campo ou após ser chutada definitivamente. Nunca durante o ato da reposição (aquela trajetória das mãos aos pés no ar), pois tem o mesmo peso de punição de chutar a bola enquanto o goleiro a estiver segurando.

Sinceramente, penso que o infantil cartão que Thiago Silva levou (é claro que boleiro sabe que isso é errado) poderia ser evitado. Me parece mais chororô de Felipão. Ou será que ele não confia no zagueiro substituto, Dante, que curiosamente joga na Alemanha, que é nosso próximo adversário?

Para você: Scolari está criando polêmica de propósito para desviar o foco ou ele realmente não sabe desse detalhe da Regra?

650x375_copa-2014-selecao-brasileira-colombia-a-tarde-na-copa_1428084.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s