– O Pênalti Reclamado da Argentina. Você marcaria?

NOS ROBARON LA ILUSIÓN, é a manchete em letras garrafais do diário esportivo mais importante da Argentina, o “Olé”. O motivo: a reclamação (indevida) contra a arbitragem do italiano Nicola Rizzoli.

O árbitro “deixou bater” e não coibiu a cera argentina. Errado, lógico, mas isso não interferiu no resultado do jogo. Aliás, Mascherano teve licença para fazer faltas. Ao menos, o jogador deveria ter recebido 3 cartões amarelos por jogadas duras.

Porém, a Argentina reclama de uma bola defendida por Neuer cujo joelho atinge Higuaín.

Confesso: o lance traz uma série de dúvidas se visto de longe ou em câmera lenta. Plasticamente, é uma jogada violenta e não dá para falar de bate-pronto: errou ou acertou.

Veja o lance: https://www.youtube.com/watch?v=674Xa3nlQF0

À luz da Regra: os jogadores que disputam uma bola de maneira legal evidentemente entram em contato físico e podem se machucar. O goleiro, porém, tem a prerrogativa de usar as mãos dentro da área, e pular numa bola para defendê-la é algo natural nessa disputa.

O problema é: COMO PULAR!

Reparem que Neuer olha a bola e pula para socá-la. Primeiro ele atinge a bola (e isso é determinante) e seu corpo atinge o adversário posteriormente. Se antes de atingir a bola (ou simultaneamente ao atingir) ele atingisse Higuaín, seria infração.

Entretanto, existe a questão do modo de disputa desta bola. O joelho de Neuer está numa posição natural de quem pula, não é de maneira imprudente. Ele também não o levanta deliberadamente “a lá Fábio Costa”, visando impedir o adversário de maneira temerária em disputá-la, tampouco com força excessiva. Portanto, NÃO FOI PÊNALTI.

Apesar de tudo isso, respeito as duas seguinte interpretações (que não as faria, mas entendo ser respeitadas pela dificuldade e rapidez do lance):

1- A de que Neuer saberia que, em tal salto, mesmo involuntariamente, atingiria e poderia machucar Higuaín (portanto, infração por imprudência, sem aplicação de cartão).

2 – A de que Higuaín, vendo o goleiro saltar, abdica de pular na bola e espera ser atingido,numa espécie de “meia cama-de-gato”, e marca tiro livre direto do argentino por infração no goleiro (que foi a decisão do árbitro).

Reforço: pelas explicações acima, não marcaria pênalti pelo fato do goleiro atingir primeiro a bola e o joelho dele atingir o adversário pela decorrência normal de contato físico da jogada, já que não se percebe intenção faltosa. Lance normal de jogo.

E você, marcaria o pênalti?

622_a78196a2-3e88-3ec8-a062-4afe3165abff.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s