– Análise da Arbitragem de Paulista 0 x 1 XV de Piracicaba

Dizem que vida de árbitro é ingrata. E é mesmo. Prova disso foi a arbitragem de Lucenilton Souza Ferreira na derrota do Galo da Terra da Uva em casa.

Vamos falar sobre a atuação do árbitro, e por tabela, do jogo?

PONTOS FORTES: O juizão correu muito bem, mostrou virtudes técnicas e boa leitura da partida. Tanto que aos 40 minutos de jogo viu que a falta cometida por Clayton em Luiz Gustavo Rato poderia resultar numa sobra de bola para Tony, que quase balançou as redes na boa aplicação da Lei da Vantagem. Após o lance, aplicou o cartão amarelo ao volante piracicabano, mostrando bom discernimento do lance e cumprindo a Regra. Outro ponto forte foi o posicionamento do árbitro: ele se coloca perfeitamente em campo, fazendo uma boa diagonal e sem medo de entrar na grande área.

PONTOS RAZOÁVEIS: Disciplinarmente poderia ter sido melhor. Soube administrar os cartões, mas pecou em dois lances:

1) deixou de advertir Felipe Santos na falta por ação temerária em Clayton (Final da Partida);

2) não aplicou cartão amarelo ao jogador Diego (11 XV do Piracicaba), que ao perceber que seria substituído aos 41 do 2o tempo, visivelmente se jogou simulando cãibras. Após sair de maca, saltou dela e saiu todo “pimpão”! O árbitro poderia ter sido ajudado pelo bandeira 1, pois visivelmente foi lance para matar o tempo de jogo.

PONTOS FRACOS: Como a Copa Paulista hoje preenche a lacuna da Copa SP no quesito “formação de árbitros”, as críticas aqui vão a fim de ajudar o jovem apitador (que tem bom potencial mas precisa ser lapidado) a melhorar para suas próximas atuações. São 3 colocações:

1) Conversas com os atletas: em diversos lances, Lucenilton justificou suas marcações ou pediu para os jogadores terem bom comportamento. Correto, educado, mas… precisa se impor! Melhorar a autoridade sem nunca confundir com autoritarismo. Creio que é apenas uma questão de maior experiência em jogos de maior apelo.

2) Coibir o retardamento: quando o XV de Piracicaba ficou a frente do placar, a equipe recuou para tentar o contra-ataque, e nesse mister, abusou da cera! Retardou o reinício várias vezes, sendo que no segundo tempo, a cada falta, as cobranças de infrações eram demoradas. Somente no atendimento ao jogador Clayton (1 minuto em campo para só então chamar a maca), ao goleiro Mateus (quase 2,5 minutos) e ao dianteiro Diego (1,5 minuto), perdeu-se um tempo precioso! Agilizar o atendimento e perceber o que é contusão ou cera é importante, e só se ganha essa qualidade com sequências de atuação. Em tempo: só tivemos 4 minutos de acréscimos…

3) Por fim, o mais importante: as disputas de bola entre o zagueiro do Paulista Leandro (4) e o atacante do XV de Piracicaba Geraldo (9). Foram 8 lances, sendo 6 no 1o tempo e 2 no 2oGeraldo buscava Leandro, e pela sua experiência, apoiava no adversário tentando cavar uma falta. Com apenas 10m, o atacante já tinha abraçado por trás duas vezes o zagueiro, até que na 3a vez (15m do 1o tempo), o jogador do XV a lá “Aloísio Chulapa” (atacante do São Paulo que cavava faltas na entrada da área para Rogério Ceni cobrar em 2002, abraçando com os braços para trás seus marcadores), ludibriou o árbitro e conseguiu o tiro livre. Errou Lucenilton, era falta de ataque, e para seu azar (e do Paulista FC), neste lance saiu o gol piracicabano.

Em suma: apesar do volume de jogo do Galo, das boas defesas do goleiro Mateus, a bola não entrou na meta adversária e o Tricolor acabou perdendo de um gol originado de lance irregular.

Vida que segue. Será que contra a Internacional de Limeira sairá a vitória? Esperamos que sim. O trabalho de Beto Cavalcante é muito bom, o time é jovem e precisa “desencantar”. Mas sejamos justos: há equipes adversárias que investiram bastante para a busca do título.

Força Paulista FC!

E você, o que achou do jogo e da arbitragem? Deixe seu comentário:

xv+x+paulista.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s