– Análise da Arbitragem de Internacional 0 x 1 São Paulo. Como foi o árbitro?

Grazianni Maciel Rocha apitou Internacional/RS x São Paulo/SP. Boa ou má atuação?

Claramente, dois critérios diferentes nos dois tempos do jogo. Vamos lá:

– 1o tempo “a lá FIFA”: quaisquer tentativas de cavar faltinhas não eram marcadas e o jogo correu legal.

– 2o tempo “ a lá açougueiro”: picou o jogo, começou a marcar faltas que não marcava na etapa anterior. O que o fez mudar o critério no vestiário?

Um detalhe pós-jogo: o treinador colorado Abel reclamou que o árbitro deixou o jogo truncado. Mas D`Alessandro (seu jogador) disse que ele deixou de marcar faltas, soltou demais a partida! Vai entender…

3 LANCES IMPORTANTES:

1- 50 minutos: Denilson domina a bola com o ombro dentro da área sãopaulino. O ombro não é mão, nem braço ou antebraço. Então, se pode jogar com o ombro e acertou o árbitro, embora os gaúchos tenham reclamado muito a marcação de tiro penal.

2- 68 minutos: O atacante Pato parte para o ataque, Alex tenta roubar a bola, não consegue roubá-la no tranco. Alex e Pato ficam com braços entrelaçados (ambos esperando um puxão para desabarem). Como a falta não vem, Alex cai. Nada de tropeção, agarrão ou empurrão, mas a falta inexistente é marcada. Para quem deixou o jogo correr 45 minutos inteiros com perfeição, tal lance é patético, daqueles que se pode dizer que o “juizão amarelou”! Ao ver e rever, tenho certeza: se o lance fosse no Morumbi, Grazianni mandaria seguir a jogada (que seria a decisão correta).

3- 78 minutos: Michel Bastos cruza para Alexandre Pato, que chuta ao gol e a bola bate no braço do Juan, que se virava mas “deixando o braço”.

Você tem que avaliar somente a intenção em casos de mão. Portanto, deve-se questionar:

A) a bola bateu e pegou “sem querer na mão”, pois era lance imprevisível, veio rápida e não dava tempo para tirar o braço? Se isso aconteceu, não é pênalti e o árbitro acertou.

B) Mas as novas orientações dizem: “verificar o movimento antinatural do braço e a intenção subjetiva”. Então pergunte: “dava tempo para Juan tirar o braço mas ele faz questão de deixá-lo para que a bola bata nele?”. Se foi isso, era para ser marcado pênalti e o árbitro errou.

Confesso que num primeiro momento, pela posição da câmera, me pareceu sem intenção. Mas ao vê-lo pela segunda vez, entendo que é bem possível que o jogador tenha se “esforçado” em deixar o braço para que a bola batesse nele. De qualquer forma, lance chato para a arbitragem.

Refaço uma pergunta feita anteriormente nesse post, devido a mudança clara de critério do árbitro no segundo tempo: e se o lance de mão fosse no Morumbi? Acho que ele daria pênalti.

Para mim, tivemos um primeiro tempo de arbitragem muito bom e um segundo tempo de juizão caseiro. Nada de má intenção, mas de aceite de pressão.

E você, o que achou do jogo? Deixe seu comentário:

Jogos-do-Brasileirão-Internacional-x-São-Paulo-7.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s