– Esportista que tira a Camisa perde a Conquista?

Você já deve ter reparado em jogadores de futebol que, ao comemorar um gol, tiram a camisa e levam Cartão Amarelo. Alguns criticam essa regra de punir por “descaracterizar o uniforme”, mas ela existe em outras modalidades esportistas.

No último dia 14, o corredor francês Mahiedine Mekhissi-Benabbad estava vencendo a prova dos 3000 metros do Torneio Europeu de Atletismo, disputada na Suíça. Próximo da linha da chegada, empolgado, tirou a camisa e comemorou. A delegação espanhola reclamou de “que estar sem a camisa é irregular” e, após alguns minutos de comemoração, a Medalha de Ouro foi dada ao segundo colocado. O francês Mekhissi-Benabbad ainda tentou justificar dizendo:

Só tirei a camisa para comemorar, não fiz nada de desleal”.

E aqui nem vem o caso de trapacear, mas de cumprir a Regra. No futebol isso é muito questionado.

Descaracterizar o uniforme é algo que infringe a Regra 4 – Equipamento dos Jogadores, e os exemplos vão além de tirar a camisa. Jogar descalço não pode, e se isso valesse em outras épocas, o famoso gol de bicicleta de Leônidas da Silva na Copa de 38 não valeria, pois o atacante chamado de “Diamante Negro” resolveu abdicar das chuteiras que o incomodavam e jogou com o “pé pelado”.

Mas calma lá: fazer um gol descalço ainda vale no futebol profissional, se não for por culpa do jogador. Explico com exemplos:

1) se o jogador está com a bola dominada e lhe sai a chuteira do pé ou a camisa rasga ao meio, ele pode continuar a jogada normalmente e até fazer um gol. Mas depois de soltar a bola que está em seu domínio (tocando-a para um companheiro ou chutando-a para o gol), não pode mais recebê-la(pois o uniforme estes descaracterizado, lembrando que camisa, calção, meia e calçado são obrigatórios).

2) se por qualquer motivo ele descaracteriza o uniforme por conta própria, além de ser marcada a falta por 2 lances (tiro livre indireto), deve receber o cartão amarelo.

Fica a dica: melhor jogar com o uniforme arrumado. E se fizer um gol, não tire a camisa para festejar.O corredor francês que o diga!

428412-600x600-1.jpeg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s