– Pênaltis em Efervescência! Sobre Brasil 2 x 0 Argentina, Botafogo 1 x 0 Corinthians e Palmeiras 2 x 1 Grêmio

Há dias em que os erros de arbitragens se concentram em um único tipo de jogada: por exemplo, numa quarta só lances de “bola na mão”; em um domingo, só jogadas de expulsões; e, nesse sábado, pontualmente tivemos 3 jogos importantes com 3 pênaltis discutíveis.

Vamos comentá-los, além de algumas análises de outras discussões das partidas?

1) BRASIL 2 X 0 ARGENTINA

Superclássico das Américas jogado sobre gritos de torcedores com sotaque Mandarim? É o mundo dos negócios… Gostaria de ver a antiga Copa Roca jogada no Maracanã ou no Monumental de Nuñes, em data FIFA sem prejudicar os campeonatos nacionais. Aliás, imagino a torcida e a diretoria do Santos por pagar um alto salário ao Robinho e vê-lo entrar em campo aos 50m do 2o tempo…

Sobre o jogo: Péssima arbitragem do chinês Fan Qui. Respeitosamente, mas era um juizão “Xing Ling”. Não acredito que com aquele nível técnico possa ostentar o escudo FIFA. Seria legítima a honraria ou produzida em Pequim mesmo? Custa tão caro trazer um juiz europeu ou sulamericano para apitar tal importante jogo?

Aos 6 minutos de jogo, pênalti claro para a Argentina. Agüero é travado por Miranda, e o árbitro manda seguir. A propósito, a todo instante sinalizava vantagem na jogada (até quando não existia falta), abrindo os braços como se fizesse um aviãozinho.

Entretanto, aos 39 minutos, o árbitro compensou: Danilo disputa a bola com Di Maria, a acerta limpamente colocando-a para escanteio e o árbitro inventa um pênalti. Errou. Na cobrança, um detalhe muitíssimo curioso: Messi bateu, Jeferson espalmou e um argentino pegou o rebote, chutando para fora. Mas o árbitro não deu tiro de meta, ele incrivelmente reiniciou o jogo com um tiro livre indireto!

Falta não houve. Invasão de área tampouco. Não quero crer, mas só posso acreditar que ele marcou IMPEDIMENTO do argentino, que aparece sozinho para o rebote! Ao menos, o gestual foi esse (e nada repercutiu pois os brasileiros comemoravam a defesa do goleiro e os argentinos lamentavam a cobrança). Mr Fan Quin tem que voltar para a escolinha…

A se observar:

  1. a) Dunga ironizando o massagista argentino com um gesto de quem “cheira cocaína”;
  2. b) Messi ignorando a troca de camisas com Kaká num lamentável desprezo; e,
  3. c) Elias xingando o árbitro em português no intervalo de jogo, que respondia com largos sorrisos por nada entender.

Unfair Play total…

2) BOTAFOGO 1 X 0 CORINTHIANS

O Fogão enfrentou o Timão em Manaus, com umidade surreal e gramado ralado. Sem salários pagos, com o presidente internado por culpa de uma crise de labirintite e demissões em massa, teria o time levado o jogo para a Amazônia para a renda não ser confiscada caso o jogo fosse no Maracanã? Talvez sim.

Se no sábado de manhã a arbitragem chinesa foi mal na marcação ou não de pênaltis, a tarde o árbitro goiano André Luís de Castro Freitas acertou na marcação do tiro penal pela mão na bola de Fábio Santos. Nada de “inventar regra” ou “deturpar a orientação” da FIFA: a bola é chutada e o corinthiano pula com os braços de uma forma não convencional – o braço e a mão indo em direção a orelha, meio que desengonçado, sem evitar que a bola bata nele. É esse o perfeito exemplo de movimento antinatural, de intenção disfarçada, que se deve marcar a infração e o pênalti.

Apesar do elogio, fico na dúvida: mérito do árbitro ou do adicional, que estava em boa posição?

A curiosidade desse jogo é que o Corinthians ganha do líder Cruzeiro no Mineirão e perde do lanterna Botafogo com 10 jogadores…

3) PALMEIRAS 2 X 1 GRÊMIO

Nos anos 90, as equipes do Felipão eram recordistas em número de faltas. Lances de matar o jogo, não-violentos mas numerosos. O Grêmio de hoje não foge a risca na quantidade de infrações, mas as faltas estão cada vez mais violentas. Como o Tricolor Gaúcho mete o pé! Pilhado, maldoso e antidesportista: eis o que o time gaúcho mostra em campo pelos jogadores ou dirigentes (e, também, pela sua torcida organizada – vide episódio da morte do Fernandão e do Racismo cometido contra o Aranha).

Aos 9 minutos, a bola é alçada na área e Barcos pula juntamente com Valdívia. O chileno pula e a bola supostamente bate na mão. Vendo e revendo várias vezes, fico na dúvida se bateu na mão ou na cabeça do palmeirense. Mas importante: mesmo se a bola tivesse batido na mão, me pareceu involuntário, diferente do lance de movimento antinatural do jogo do Corinthians. Errou o árbitro Sandro Meira Ricci. E tenho a pulga atrás da orelha: o adicional dele, em frente a jogada, o auxiliou? Não sabemos…

Pior ainda foi a pipocada para a não expulsão de Fellipe Bastos. Como bateu! Árbitro de Copa do Mundo não pode pipocar desse jeito e se acomodar em não expulsar jogador só porque é 1o tempo. Felipão, que não é bobo, sacou o jogador ainda aos 28 minutos para não ficar com 10 jogadores. Segundo grave erro para prejuízo do Palmeiras.

No segundo tempo, Barcos disputa com Cristaldo, vai cometer (ou não) a falta mas o palmeirense se antecipa e se joga. O gremista leva o segundo amarelo e é expulso. Errou de novo, agora, prejudicando o time do Sul.

Nos lances de cartões amarelos em sequência nas faltas em Valdívia, aí sim Ricci acertou. Eram lances para pegar o gringo, tem que receber o cartão. Errados estão os jogadores gremistas em entrar na milonga e darem botinadas.

Por fim, me chamou a atenção que, após o fim de jogo, Valdívia e um diretor do Grêmio estavam em frente ao sexteto de arbitragem falando poucas e boas, ambos reclamando da arbitragem.

O que aconteceu com Sandro Ricci? Depois de um irretocável Mundial está apitando como novato. É péssima fase ou mudança de estilo? Desejo muito a volta aos gramados do Ricci aspirante a FIFA, com a faca entre os dentes e apitando muito.

E você, o que achou dos jogos? Deixe seu comentário:

bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s