– Análise da Arbitragem de Brasil 4 x 0 Japão e demais pitacos. Como foi o árbitro?

Ufa! Há quanto tempo não vemos seguidamente dois jogos agradáveis da Seleção Brasileira, não?

Mas ainda precisamos ter calma. Dá para melhorar muito mais!

Na partida, além dos 4 gols do Neymar sobre uma Seleção mesclando novatos e veteranos e em reformulação como a japonesa (desfalcada dos seus principais jogadores: Kagawa e Uchida), vale observar algumas coisas da arbitragem:

O árbitro foi Shamsul Maidim, de Cingapura, que apitou pela 1a vez um jogo internacional usando o escudo da FIFA. Fraquinho, mas não comprometeu pelo placar avantajado e pela costumeira disciplina dos jogadores do Japão. Um árbitro estreante de um país de pouca cultura de futebol deveria apitar uma partida de seus vizinhos não tão expressivos como o seu, futebolisticamente falando. Eu o escalaria em um jogo como Malásia x Tailândia, por exemplo, não em confronto que envolvesse uma Seleção famosa. Quando exigido, errou em dois lances:

Pênalti a favor do Japão, após Luiz Gustavo deliberadamente pular e deixar a mão na bola. Estava em cima da linha e o árbitro não marcou.

Bitoque de Neymar em um lance curioso: Neymar cobra a falta, a bola bate na trave e volta para Neymar. Ora, para que ele possa tocar na bola novamente, ela deveria ter sido tocada por um outro adversário ou companheiro, já que a trave é neutra. Deveria ser marcado naquele momento tiro livre indireto a favor do Japão.

Enfim: não dá para crucificar o juizão, pois, pela tradição do seu país, fez mais do que se poderia esperar.

Contra a Argentina, apitou um chinês. Contra o Japão, um cingapuriano. Ambos jogos em gramado ruim. Será que a CBF não poderia exigir algo melhor, no apito e na qualidade da grama? Ô economia burra…
bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s