– Os Novos Árbitros FIFA 2015. Gostou da Lista Brasileira?

A CBF divulgou a relação dos árbitros do Brasil que comporão a lista internacional da FIFA 2015. Nosso país é um dos poucos que tem o privilégio de ter 10 nomes em tal honraria.

Teoricamente, um Árbitro FIFA é aquele que pode apitar qualquer jogo do planeta pela sua competência, desde os jogos clássicos de clubes importantes locais até uma final de Copa do Mundo. 

Será que, na prática, é assim?

Para o ano que vem, teremos as 4 seguintes alterações:

  1. Sai Francisco Carlos do Nascimento (Alagoas), entra Dewson Fernando Freitas da Silva (Pará).
  2. Sai Marcelo de Lima Henrique (Rio de Janeiro), entra Anderson Daronco (Rio Grande do Sul).
  3. Sai Paulo César de Oliveira (São Paulo), entra Luís Flávio de Oliveira (São Paulo).
  4. Sai Wilson Luiz Seneme (São Paulo), entra Raphael Claus (São Paulo).

Além desses, outros 6 árbitros permanecem na lista: Wilton Pereira Sampaio (Goiás), Ricardo Marques Ribeiro (Minas Gerais), Péricles Bassols Cortez (Rio de Janeiro), Leandro Pedro Vuaden (Rio Grande do Sul), Sandro Meira Ricci (Pernambuco) e Heber Roberto Lopes (Santa Catarina).

Algumas observações:

O estado de São Paulo passou o ano inteiro sem árbitros da FIFA, já que Seneme virou cartola e Paulo César comentarista da Rede Globo. Em seus lugares, entraram outros dois paulistas. A surpresa foi a rápida (e justa) ascensão de Claus em detrimento ao aspirante e “ex bola da vez” Guilherme Ceretta de Lima, que sumiu das escalas, relaxou e o pouco que atuou e não foi bem.

Chicão de Alagoas, que nunca houvera se firmado, havia entrado na vaga de Sálvio Spínola Fagundes. Na época, se alegou que era uma vaga “prometida” ao Nordeste. Agora, seu escudo vai à Região Norte. Vi Dewson apitar em Campinas em um jogo da Ponte Preta na série B. Foi muito mal… Mas inegavelmente está evoluindo. A questão é: vai aprender a apitar futebol e ser um árbitro respeitado já de posse do escudo FIFA? Para mim, tem que rodar o Brasil, apitar grandes partidas e só aí ser indicado.

Anderson Daronco faz aumentar uma vaga gaúcha e diminuir uma vaga carioca. Daronco tem apitado bem, mas tirar Marcelo de Lima Henrique? O árbitro do Rio de Janeiro apitou vários jogos importantes das Eliminatórias da Copa do Mundo e da Libertadores da América. Teria sido apenas pela idade, já que está com 43 anos? Quanto mais experiente está o árbitro, mais é descartado…

Não quero crer que as escolhas foram políticas. O RJ ficará só com Péricles Bassols (lembram da possível candidatura de Rubem Alves e a pendenga entre ele e Marco Polo?). O RS ficará com Vuaden e Daronco (Noveletto iria se candidatar e virou apoiador). SP volta a ter 2 juízes. MG, GO, SE, PE… todos na mesma.

Penso que Marco Polo Del Nero não negociaria escudos FIFA, como supostamente (claro, sem provas) outras administrações em outros tempos fizeram. Afinal, a remuneração mensal de R$ 15.000,00 que a entidade quer pagar aos presidentes de federações estaduais já seria suficiente para evitar pedidos e pressões (e não vale chamar isso de “mensalinho”, é bolsa-auxílio).

Não sei, sinceramente, se merecemos ter 10 árbitros no quadro da FIFA. Penso que o número de aspirantes deveria ser maior do que hoje é e dos árbitros menor.

Hoje, o cara aprende apitar no Maracanã, Morumbi, Mineirão… poucos chegam ao escudo FIFA após vários clássicos nas costas.

E aí, gostou dos nomes? Deixe seu comentário:
bomba.jpg

Anúncios

Um comentário sobre “– Os Novos Árbitros FIFA 2015. Gostou da Lista Brasileira?

  1. Porcari, vamos la:
    Pericles Bassol e Ricardo Marques: Gostaria de saber qual foi a cigana que falou que eles sao arbitros de futebol e cassar o baralho e a bola de cristal dela. Jamais vi um jogo deles que foram bem, sempre de mediano para baixo. O Ricardo ainda e um pouco melhor que o Pericles, que e mais ruim que bolinho de rodoviaria.
    Luiz Flavio, otima escolha. Ja vem apitando bem algum tempo e merecia a vaga. Bem melhor que os dois acima citados e que o Chicao, que saiu agora.
    Klaus, ja vi otimos jogos arbitrados e pessimos tambem. Tem muito alto e baixo.
    Wilton lembra o Luciano do DF quando comecou, acho muito timido e nao se impoe perante os jogadores.
    Concordo com sua opiniao sobre o Marcelo, agora que estava apitando bem, tiram o cara. Nao seria pela lambanca que a mulher dele fez nas redes sociais???
    Daronco acho que vi um jogo somente dele e nao me chamou a atencao, entao …. deve ser um arbitro comum.
    Ricci, depois da copa esta em uma descendente, com decisoes polemicas. Talvez esteja pagando a arrogancia de ter arbitrado jogos da Copa e se ache acima do bem e do mal e esta metendo os pes pelas maos.
    Por mais que voce afirme que nao, na ascensao deste tal de Dewson, deve ter havido dedo politico ou simples distribuicao geografica, nao houve meritocracia, acredito eu.
    Concluindo, hoje os tres que merecem o escudo da FIFA: Vuaden, Heber, Luiz Flavio….
    Abracos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s