– O Cartão Amarelo não aplicado ao Luís Fabiano? Sportv errou…

No Choque-Rei deste domingo, Luís Fabiano vai “comemorar o gol” com a galera. Durante o seu festejo, ergue a camisa tentando tirá-la, mas não a tira por inteiro.

Antes, a Regra falava em desconfigurar o uniforme como infração e punição por cartão amarelo.

Fernando Prass atravessou o campo para reclamar com o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza. O próprio goleiro recebe a advertência.

Mas Luís Fabiano deveria ser advertido?

No Sportv, o pessoal que transmitia o jogo disse que “agora, a FIFA orienta a só dar o Amarelo se tirar a camisa inteira”. Não sei de onde veio a informação, mas está errada.

No Livro de Regras 2014/2015, em Regra 12- Infrações e Indisciplinas (Diretrizes), está claro que se o jogador tirar a camisa ou encobrir a cabeça com ela é motivo para Advertência com o Cartão Amarelo.

O site da FIFA com o link está no endereço:

http://pt.fifa.com/aboutfifa/footballdevelopment/technicalsupport/refereeing/laws-of-the-game/index.html

O arquivo PDF das Regras do Jogo pode ser acessado em:

http://pt.fifa.com/mm/document/footballdevelopment/refereeing/02/36/01/11/27%5f06%5f2014%5fnew–lawsofthegameweben%5fneutral.pdf

E no livro original, em inglês, na Página 124, “Celebration of a gol” (Comemoração de Gol), se orienta que se deve dar cartão amarelo se:

he removes his shirt or covers his head with his shirt”.

Se Luís Fabiano encobriu a cabeça com a camisa, era para Amarelo. Se não chegou a tanto, sem advertência. O erro é: dizer que a FIFA orienta a só dar Amarelo se tirar a camisa por completo.

E você, o que pensa sobre o lance?

bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s