– Análise dos lances polêmicos de Figueirense 1 x 2 Internacional. E sobrou para o Marielson?

Dignas cenas clássicas dos melhores momentos de futebol amador promovidas por maus perdedores: trocando em miúdos, “o pau comeu” no jogo Figueirense/SC 1×2 Internacional/RS.

Quem estivesse desavisado, após o apito final do árbitro Marielson Alves da Silva, poderia pensar que o Figueira fora assaltado em casa e rebaixado para a 2a divisão com 3 pênaltis não marcados. Lêdo engano…

A gana com que o time catarinense jogou impressionou, em que pese a falta de técnica. Fosse assim o campeonato inteiro, levava o caneco nacional e em Minas Gerais se falaria apenas sobre o vice-campeão Cruzeiro.

Ironias a parte, a realidade é que o Figueirense, que só cumpria tabela no campeonato, entrou em campo com a faca entre os dentes.

Será que a diretoria havia prometido bicho extra pela vitória no sábado? Ou a derrota levou ao inconformismo de atletas que querem sempre vencer?

O amigo do renomado professor jundiaiense Dr Reinaldo Basile, o folclórico Zé Boca-de-Bagre (que sempre tem oportunas tiradas), deve ter dito que havia uma polpuda mala branca corinthiana em Florianópolis para os atletas, a fim de ajudar o Timão a ficar em 3o e não passar pelo purgatório que seria uma classificação em 4o lugar aos paulistas, levando-os para a Pré-Libertadores.

Será que foi isso que aconteceu?

Não sei. Mas que teria lógica acreditar que perder a grana da mala branca irritou alguns atletas, não duvido.

O Internacional virou a partida nos acréscimos, e eles fazem parte do jogo. Portanto, que o Figueirense não reclame, pois os minutos acrescidos foram justos.

Foram quatro expulsões durante a disputa de bola e uma após o término – e todas acertadas! Aliás, o baiano Marielson foi uma revelação da arbitragem brasileira nesse ano. Me recordo de sua ótima atuação na partida entre Botafogo 2 x 4 São Paulo no Mané Garrincha (em Brasília), e algumas outras boas apresentações. Se bem trabalhado, terá um ótimo futuro.

Sobre os vermelhos,

1) França (FIG) foi expulso aos 31min (2o t) por acertar um chute violento em Taiberson (INT). Corretíssimo!

2) Alan Ruschel (INT) recebeu o 2o amarelo por falta temerária, aos 43min (2o t). Como já tinha sido advertido, logicamente vermelho.

3) e 4) Wellington Paulista (INT) e Nirley (FIG), aos 48 m (2o t), trocaram cabeçadas e foram expulsos. Ninguém pode chiar por tal ato.

5) Depois da partida, Thiago Heleno empurrou o árbitro que não pode mostrar o cartão vermelho devido a confusão generalizada e acabou sendo expulso mesmo assim, segundo a súmula.

A cena que mais chamou a atenção foi a correria de enlouquecidos Thiago Heleno e França atrás do árbitro querendo agredi-lo a todo custo, sendo acompanhados pelo atacante do Internacional Rafael Moura, que protegia o árbitro até a entrada do policiamento. Evocando os poderes do “Castelo de Grayskull”, fazendo jus ao seu apelido de He-Man, foi um verdadeiro defensor do juizão. Aliás, o que acontecerá ao jogador França, que já houvera sido expulso no segundo tempo e voltou ao gramado para a bagunça? Ele, que antes corria atrás (e chegou a namorar) a bela Panicat Dani Bolina, resolveu correr atrás do baiano Marielson. Decadência…

Destaque para Argel Fucks, treinador que costumeiramente irrita a arbitragem, enerva a sua equipe e tem um estilo totalmente brucutu, lembrando suas atuações enquanto zagueiro. Desta feita, ficou longe do tumulto, sendo o mais calmo. Corrijo: o “menos nervoso”.

Enfim: incompetência do Figueirense dentro de campo e nenhuma culpa do árbitro pela derrota. E ficaremos na dúvida: por quê o time catarinense se enraiveceu tanto em uma partida que nada valia a ele?

bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s