– Os 7 mais relevantes erros da arbitragem de Corinthians 2×1 Botafogo

Marcelo Pietro Alfieri é boa pessoa, filho do ex-árbitro Clóvis Alfieri e tem 17 anos de carreira. Trabalhador esforçado, taxista, pouco conseguiu apitar na série A1 até então.

Tempos atrás, quando teve a oportunidade de apitar pela primeira vez um jogo do Corinthians na 1a divisão, fez uma péssima apresentação na partida Barueri 1 x 1 Corinthians (05/02/2008), desagradando as duas equipes e custando a sua volta da categoria Ouro para Prata. Foram erros por culpa do seu debute em jogos importantes e falta de experiência. Depois de 7 anos, voltou a errar (e bastante).

Vamos às situações mais discutidas? Aqui, ESCOLHI AS 7 MAIS IMPORTANTES:

1) 14m: A bola é lançada para Fábio Santos (COR), que aparece sozinho no ataque pela lateral. O bandeira 1 Alex Alexandrino (que estava mal posicionado) assinala impedimento. ERROU, havia um atleta dando condições ao zagueiro, longe da jogada.

2) 15m: Bruno Henrique (COR) lança para Luciano (COR), que tenta dominar a bola e bate involuntariamente em seu braço. O árbitro SE EQUIVOCA e marca falta de ataque.

3) 17m: Bruno Henrique vai cruzar a bola e ela bate no cotovelo de Halisson (BOT) à queima roupa e dentro da área. ACERTOU o árbitro em nada marcar, segue o jogo, pois o lance foi totalmente sem querer (lembre-se: não existe pênalti por imprudência, só por intenção).

4) 19m: Guerrero (COR) é lançado em impedimento, que não é marcado (ERROU de novo o bandeira 1). O peruano toca para Mendonza (COR) que a devolve para Guerrero (novamente em impedimento), só que agora ACERTADAMENTE (nesta segunda jogada) o bandeira marca o offside.

5) 40m: Fábio Santos (COR) vai dividir uma bola, há contato físico natural com o adversário Rodrigo Andrade (BOT) que na sequência lhe faz a falta. Entretanto, durante a dividida, sem querer a bola bate no braço de Fábio Santos. O bandeira 2 Fernando Gonçalves de Melo, próximo a jogada, entende que foi mão intencional e marca a falta a favor do Botafogo. ERROU, não foi mão do corinthiano e sim falta do botafoguense. Erro do bandeira e do árbitro, onde, como consequência, surgiu o cartão amarelo a Fábio Santos pela ironia e reclamação.

6) 41m: Erro bisonho do árbitro: após uma bola alçada na área, Guerrero (COR) pula juntamente com Dênis (BOT). Nenhum tranco, empurrão ou coisa que o valha. Guerrero cai na área com naturalidade de quem pulou para tentar a bola, não conseguiu e se desequilibrou. ALFIERI ERROU E MARCOU PÊNALTI… Se houvesse um AAA (os adicionais que existiam no ano passado), tenho certeza que este avisaria o árbitro do grande equívoco cometido.

7) 93m: Novo lance duvidoso: a bola é cruzada, Eli Sabiá (BOT) e Guerrero (COR) vão disputá-la. Na hora de pularem, Sabiá segura com a mão direita a camisa de Guerrero (aquele agarrão não tem força de impedir a continuidade da jogada). Mas com a mão esquerda, Sabiá empurra as costas de Guerrero. Se o peruano forçou e valorizou a queda, mérito dele. No campo molhado, em jogada pelo alto, aos 48m do 2o tempo sob a pressão do Itaquerão e na área do Corinthians, Eli Sabiá errou e deu todas as “deixas” para o árbitro marcar o pênalti ao se enroscar com o adversário. ACERTOU O ÁRBITRO EM LANCE DIFÍCIL.

Em especial, entre ERROS E ACERTOS ÀS DUAS EQUIPES, faço a inevitável pergunta: mas e se o atacante fosse do Botafogo e o zagueiro do Corinthians do outro lado do campo?

Marcaria o pênalti?

É parecida com a questão da expulsão de Cássio por cera na semana passada: e se o lance do Allianz Parque tivesse sido no Itaquerão?

Resumindo: TANTO CORINTHIANS QUANTO BOTAFOGO POSSUEM ARGUMENTOS PARA RECLAMAÇÕES.

O peso delas? Aí, é outra história…
bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s