– Tipologia de Erros da Arbitragem e os Problemas no RJ e em SP

Sejamos justos: o Campeonato Paulista teve poucos erros graves de arbitragem. Isso é bom! Ocorreram “só alguns” lances mais absurdos, principalmente de mão na bola sendo invertidos como bola na mão, mas nada de tão assustador.

A verdade é: com os times grandes sobrando em relação aos pequenos, está facílimo apitar futebol!

É. Está fácil mesmo. Quando os erros ocorrem, os placares acabam encobrindo e camuflando as falhas. Culpa do nível técnico da competição.

Vimos em SP árbitros novos tendo boas oportunidades e as agarrando, embora, sem exigência significativa, como Thiago Scarascati e Vinícius Gonçalves. Também presenciamos árbitros que apareceram bem no ano passado tentando se firmar, como Vinícius Furlan e Leandro Bizzio Marinho, sendo que ambos apitaram clássicos e receberam algumas críticas em lances pontuais (cotovelada não vista de Dudu e bola na mão de Gil, respectivamente). Pela lógica, em dois jogos finais com times grandes, apitarão os FIFA’s Raphael Claus e Luís Flávio de Oliveira (xi, agora que eu os citei, não irão a sorteio… me desculpem, Xará e LF).

Já o Campeonato Carioca vive com muitos erros também, sendo que esses não são tão irrelevantes devido a rivalidade e a forma do torneio. Lá no RJ, do jeito que vai, precisaremos de árbitros de fora do estado com tanto veto!

Sabem qual é o diferencial na dificuldade encontrada pelos árbitros da FERJ e da FPF em seus jogos?

– O componente POLÍTICO!

Aqui em São Paulo os árbitros não estão sobre a pressão de um racha (os clubes aceitam tudo passivamente da FPF) onde de um lado há a politicamente forte dupla Fla-Flu, e do outro Vasco de Eurico Miranda com o Botafogo a reboque. Um mesmo jogo de igual dificuldade no Maracanã pode se tornar um inferno se comparado com erro idêntico no Morumbi, Itaquerão ou Allianz Parque.

Existem, basicamente, 2 tipos de erros observados:

1) Os erros ACEITÁVEIS– por exemplo: lances em que o jogador está impedindo por poucos centímetros; jogadas duvidosas onde após exaustivas repetições se chega à conclusão do erro, ou ainda lances que dividem a opinião pública (entre tantos lances difíceis de se decidir).

2) Os erros CONDENÁVEIS– por exemplo: atleta impedido com 2 metros à frente do penúltimo homem; bola que bate na mão e se marca tiro penal; lances claros de jogadas não-faltosas onde se assinala infração, entre outros.

E esses erros condenáveis se subdividem em:

2.1) DIFICULDADE TÉCNICO-DISCIPLINAR (árbitro fraco, que interpreta mal as jogadas ou que apita sem critério na distribuição dos cartões);

2.2) DESPREPARO EMOCIONAL (árbitro que aceita pressão de jogadores famosos, que apita ao barulho da torcida ou que sente pressão externa pré-jogo);

2.3) INFELICIDADE NO DIA DA PARTIDA (o popular “dia em que nada dá certo”; azar; urucubaca).

O meu medo, de maneira sincera, é que a briga política que o presidente da FERJ Rubens Lopes arranjou no Rio de Janeiro afete as finais do Cariocão, que esse ano virou Carioquinha. E que aqui em São Paulo a desnecessária receita financeira aceita pela FPF para bancar os árbitros da mesma empresa que patrocina o Palmeiras (leia sobre esse assunto com mais detalhes em: http://is.gd/FAMCREFISA), afete da mesma maneira as decisões do Paulistão, que por inveja do Rio também virou Paulistinha. E aí catalogaremos os erros do jogo, mui provavelmente, pelo item 2.2 desse texto: a pressão externa pré-jogo!

Atenção: errar não escolhe camisa em SP! E digo com “cabeça de árbitro” que: se errar a favor do Palmeiras, dirão os adversários que existe esquema de favorecimento; se errar contra, ocorrerá a hipótese de que o árbitro se preocupou tanto em não errar a favor para provar sua honestidade, que prejudicou o time!
bomba.jpg

Anúncios

Um comentário sobre “– Tipologia de Erros da Arbitragem e os Problemas no RJ e em SP

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s