– Análise da Arbitragem de Paulista 3×1 Catanduvense

Mezzo bom, mezzo fraco. Duas notas diferentes para dois tempos distintos: assim foi a avaliação do árbitro Luciano Aparecido Monteiro na vitória do Galo sobre a Bruxa.

O 1o tempo foi fácil para a arbitragem: dois cartões amarelos bem aplicados e uma correta expulsão. O jogador Alemão (CAT), aos 19m, divide com o pé alto, atingindo a cabeça de Sandro Silva (PAU). Deve-se ter atenção especial em lances assim, mesmo que sejam imprudentes, de pés que atinjam a cabeça. Se não atinge, é lance de tiro livre indireto. Se atinge o corpo de maneira temerária, é Cartão Amarelo. Com força proporcional e ainda por cima na cabeça, é Vermelho!

No 2o tempo, o árbitro teve muita dificuldade em coibir a cera e se impor. Mas um lance me chamou a atenção: na enésima queda do goleiro Guilherme, o árbitro paralisou o jogo com a bola rolando para avaliar a “suposta contusão”. E, ao perceber que era simulação, aplicou o cartão amarelo.

E como se recomeça esse lance?

Com tiro livre indireto ao Paulista, no local da simulação. Se o árbitro avaliasse que foi realmente contusão, deveria recomeçar com bola ao chão no local onde a bola estava no momento da paralisação. Mas NUNCA com tiro livre direto ao Catanduvense, já que ele aplicou o cartão ao goleiro por cera. Isso se chama “Erro de Direito”.

Os bandeiras trabalharam bastante, mas o assistente 1, por pelo menos 3 vezes, ficou esperando o árbitro para definir o lado dos arremessos laterais. Embora, nos lances capitais (impedimentos ou não no 2o e 3o gols do Paulista), tenha acertado.
bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s