– Campeonato de Futebol do Taiti tem boas regras?

A Tahiti League Mana é desconhecida para nós. Totalmente. Mas é a 1a divisão de futebol do Taiti (país que se fez mais divulgado no esporte bretão em 2013, na Copa das Confederações do Brasil).

E por quê falamos desse torneio?

Porque lá, uma vitória vale 4 pontos, o empate vale 2 e a derrota vale 1. Nenhum resultado vale 0. E tudo aprovado pela FIFA.

Me recordei do falecido ex-presidente da FPF, Eduardo José Farah, que certa vez modificou a pontuação do Campeonato Paulista. Todo empate deveria ser decidido em cobranças de pênaltis. Se o empate fosse 0x0, o vencedor da disputa nos tiros penais levaria 1 ponto e o perdedor 0. Se fosse empate em gols, 2 pontos para o vencedor das cobranças e 1 ponto para o perdedor.

Em tempos em que se discute o regulamento do Paulistão, que tal se discutir a pontuação por vitória, também? A propósito, por que quem vence de 1×0 ganha 3 pontos igualmente como quem vence de 7×0? Lembro-me que a resistência foi grande quando se passou dar 3, e não 2 pontos para a vitória.

Você mudaria alguma coisa?
bomba.jpg

Anúncios

Um comentário sobre “– Campeonato de Futebol do Taiti tem boas regras?

  1. 4 pontos a vitória, 2 o empate e 1 na derrota, é igual 3 pontos a vitória, 1 o empate e 0 na derrota, já que a diferença entra a vitória e o empate é 2 de pontos e da vitória para derrota é de 3 pontos. Eu tenho o pensamento, que vitória é vitória, seja por 1 a 0 ou 7 a 0. O objetivo no futebol é vencer, e não golear. Eu sou contra até valer saldo de gols em confrontos de playoffs. Sou fã de jogos em número impar nos playoffs (1 ou 3), que apenas o número de pontos valeria. Serei até polêmico agora, pois o que eu mudaria é nos campeonatos que tem playoffs (e obrigaria a todos ter fase de playoffs) e os confrontos terem no mínimo 5 jogos, máximo de 7 jogos, como são as grandes ligas americanas (exceto NFL). Pensou 7 jogos entre Corinthians e Palmeiras, numa semifinal do Paulistão ou semis de Libertadores / Brasileirão. Seria o máximo. (Observação: Claro que para isso, teríamos que mudar o calendário, 1ª fases de futebol mais curtas e valorizar os playoffs / e a Copa do Brasil seria em jogo único, no máximo com o replay como é a FA Cup – Copa da Inglaterra, com semifinais e finais no Maracanã sempre).

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s