– Análise da Arbitragem de Chile 1×0 Uruguai. Como foi Sandro Meira Ricci? Você também puniria Jara pelas imagens?

Jogo chato para o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci na 4a de final da Copa América, entre Chile 1×0 Uruguai.

A partida estava, na medida do possível, fluindo a contento. Porém, senti que em determinados momentos Ricci abriu mão de advertências verbais mais duras e se omitiu, querendo resolver com cartões amarelos, perdendo o controle do jogo por falta de vibração. Mostrar cara feia e se impor, muitas vezes, ajuda na condução da partida.

Aos 17m do 2o tempo, eis que Cavani é expulso pelo 2o amarelo e aí o jogo desanda. Explico, e o faço cuidadosamente pela situação inusitada: Jara (CHI) se aproxima da Cavani (URU), coloca a mão no bumbum, e com o dedo obscenamente o cutuca. Ato reflexo, o uruguaio desfere um tapa no chileno, que não o atinge em cheio. Jara, porém, simula ter sentido uma forte agressão e cai.

O que você faria como árbitro?

Ricci está de frente para ambos, e não tem condição de observar a provocação física do jogador do Chile, já que ela acontece totalmente por trás e fora do campo de visão. Ele só vê a reação do atleta do Uruguai. Apesar da valorização da queda de Jara, dar ou tentar dar um tapa, atingindo ou não um adversário, é para Cartão Vermelho Direto (independente de ter sofrido a tal maldosa provocação).

Pelas claras imagens, Jara foi punido pelo tribunal da Conmebol. Mas e a pena de Cavani (que deverá ser cumprida nas Eliminatórias da Copa do Mundo) será aliviada?

No final da partida, Fucille atinge Sanches com uma tesoura violenta. É lance para Vermelho Direto. Sandro resolve dar Amarelo (era o 2o) e consequentemente a expulsão. Creio que se ele chega veemente no lance com o Vermelho na mão, o bate-boca seria menor. E fica o registro: Emerson de Carvalho, em frente a jogada, prontamente marcou a falta e foi empurrado por uruguaios. Aumentará a punição por isso?

Enfim: faltou “braveza” para Sandro Meira Ricci. A fase ruim está demorando a passar…

Será que se Dulcídio fosse apitar um jogo desse, a história seria outra?

O lance de Cavani está nesse vídeo,

Em: http://www.youtube.com/watch?v=cLi77IRY8Zc

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s