– Os Pênaltis de Mão na Bola no Brasileirão! Perdemos a vergonha com a “Regra 12B”?

Não tenho mais dúvidas! Com pesar, a Comissão de Árbitros da CBF criou a Regra 12B para o Futebol.

É. Da mesma forma em que o jogo driblado e gingado deixa de ser visto por sofrer um processo de “perebalização” de atletas, onde craques são trocados por brucutus, na arbitragem sofremos outro processo: o de “emburrecimento” da Regra.

A Regra 12, que dita as normas sobre infrações, diz que se deve sancionar uma punição quando um jogador tocar intencionalmente a bola com as mãos, exceto o goleiro em sua área penal. Aí as Diretrizes da Regra darão dicas para avaliar se houve a intenção ou não (se uma bola é chutada à queima roupa e não há tempo de evitar o contato; a distância da bola e do adversário, entre outras coisas).

O mais importante é: a infração por uso indevido das mãos é a ÚNICA em todas as infrações em que só se avalia intenção. Nas demais, deve-se avaliar também imprudência e força excessiva.

Infelizmente, aqui criamos uma Regra Paralela, a partir do momento em que a FIFA pediu maior atenção para observar lances em que jogadores usam de malandragem e deixam o braço bater propositalmente na bola. NADA MUDOU NA REGRA, apenas se cobrou mais cuidado para perceber intenção disfarçada, diferenciando-a de imprudência. Enquanto o mundo continua usando a Regra 12 original, usamos a 12B, onde o movimento anti-natural dos braços virou, erroneamente, discurso para que muitos marquem equivocadamente pênaltis por imprudência!

No sábado, no jogo Atlético Paranaense 0x0 Santos, mais uma dessas horrorosas marcações de pênaltis em que a bola bate no braço (e que o jogo deveria seguir), mas que o árbitro entende que é o braço que busca intencionalmente a bola.

Triste. Confesso que fico constrangido a ver tais lances e me canso de tanto criticar essa situação. Até os árbitros sabem que estão errados, mas se não seguirem a Regra 12B da CBF, imposta pela Comissão de Árbitros brasileira, ficam fora de escala.

Na Europa nada disso acontece (vide Campeonatos da Inglaterra, França, Itália, Espanha…). Na Argentina, também não. É algo exclusivamente local!!! E a insistência acontece pela vaidade dos instrutores e dirigentes do apito em não reconhecerem o erro de tradução da Regra ou a sua falta de compreensão.

Imaginou um árbitro marcando pênaltis como esses num Boca Juniors x River Plate? O jogo não acaba… Ou Chelsea x Manchester United? O árbitro será punido severamente!

Meu medo é: estamos aceitando isso passivamente. Nestas últimas semanas, ouço até mesmo comentaristas de arbitragem validando tais marcações com o argumento pífio de que “dentro do que pede a Comissão de Árbitros, o pênalti foi bem marcado”. ORA, BOLAS, A REGRA NÃO É ESSA!

É como a corrupção: antes, nos escandalizávamos com pequenas manchetes de crimes do colarinho branco. Agora, vulgarizou-se tanto, que até mesmo os grandes esquemas caíram na mesmice e no aceite. Portanto, nada em ter comodismo com esses pênaltis inexistentes que mais parecem lances de “queimada”: chutou na mão, bola na cal!

Gostaria muito de que tivéssemos um levante em prol do cumprimento CORRETO da Regra do jogo e da não acomodação das pessoas da imprensa (que sabem que isso está errado) e que podem repercutir muito mais na cobrança das marcações exatamente conforme a Regra do Jogo manda. Algumas já sucumbiram, aceitando que toda bola que bata na mão é falta.

Vamos resistir!

bomba.jpg

4 comentários sobre “– Os Pênaltis de Mão na Bola no Brasileirão! Perdemos a vergonha com a “Regra 12B”?

  1. E como imprensa, devemos parar de marcar pênalti por toque intencional ao ver o replay em câmera lenta. Tem que ser em tempo real. Só para você saber, o que eu marcaria em tempo real, e em câmera lenta.

    Lance – Tempo real – replay em câmera lenta
    Penal do Uendel no SPO x COR – Não – Sim
    Penal do Ritchelly no COR x SPT – Não – Sim
    Penal do T. Heleno no FIG x SPO – Não – Sim
    Penal no jogo ATL x GRE – Não – Não
    Penal no APR x SAN – Não – Não

    Eu no jogo, não teria marcado nenhum dos pênaltis. NENHUM. Estes lances avalio intenção, e para avaliar a intenção, tem que se olhar na minha visão a distância do defensor ao atacante, e se há muitos jogadores no redor, que podem “atrapalhar” a visão do defensor (e quem joga futebol, mesmo em pelada, sabe disso).

    Mas sabe que parece Porcari, que o professor Sérgio Correa, joga FIFA 15, que tem lá a regra, se você ativar, tocou na mão é pênalti se for dentro da área. Mas FIFA 15 é videogame, e videogame não consegue ainda avaliar intenção, pois ele não tem cérebro ainda. Mas pelo jeito, o “cerebro” do videogame é mais ativo do que do Sérgio Correa.

    Curtir

  2. bom dia.
    ABSURDO estao rasgando o livro de regra e jogando no lixo, cambada de incopetentes, se a comissao nao consegue transmitir segurança e nem ideologia do q se trata eh a regra de jogo q tem q ser cumprida , nao existe outro argumento so e somente bola na mao ou mao na bola mais nada, mas ai vem os pseudos magicos ou melhor parecidinhos que nem sabe traduzir do ingles para portugues e banaliza a regra e pior um monte de arbitro banana q ate fifa nem sabe pq esta la , so sabe q eh puxa saco do sergio e de seus companheiros, os caras erram e estao escalados , primeiro pq acabou arbitros hj tem assopradores e segundo q o sr.l sergio coloca amiguinhos e nao competentes para observar ou delegar jogos e tem gente la q parou a mais de 20 anos imaginem a qualidade do relatorio com referidas observancias, meu deus, vou lançar aqui FORA COMISSAO!! FORA SERGIO !! QUEM QUISER Q ME ACOMPANHE POIS DE HJ EM DIANTE FAREI CAMPANHAS PARA MUDANÇAS JA NA ARBITRAGEM E AVISO AOS PUXAS SACOS DE PLANTAO O CARA VAI CAIR!!! E SE TIVER PENDURADO COM ELE VAI CAIR JUNTO

    Curtir

Deixe um comentário