– A Invenção da CBF para a Rodada 20 e seus vídeos polêmicos

Ser discreta parece não ser virtude da Comissão de Árbitros da CBF. E gostar de inventar é um fato constante.

Aliás, toda invenção no futebol é algo considerado novo e a ser testado. Invencionice, no dito popular, é uma “invenção a questionar”. São duas que destacaremos neste artigo:

1) A INVENCIONICE PARA A PRÓXIMA RODADA DO BRASILEIRÃO (RODADA 20)

Que as queixas contra as arbitragens estão em número elevadíssimo (e estamos na metade do Campeonato Brasileiro ainda), não há o que contestar. Mas para resolver o problema, eis que no próximo sábado e domingo, a arbitragem terá um reforço extra-campo: fora das 4 linhas, teremos 2 quartos-árbitros e 2 delegados em cada partida!

Mas vai melhorar o rendimento do árbitro em campo, fazendo com que as reclamações caiam? Provavelmente não.

O gozado é que os 4 elementos de fora das linhas serão do mesmo estado das equipes envolvidas. É isso mesmo: se jogar um paulista contra carioca, o árbitro e os bandeiras serão de fora do eixo Rio-SP, só que teremos 1 quarto árbitro paulista e outro carioca, além de 1 delegado paulista e outro carioca, todos no mesmo jogo.

Que circo está virando! Toda rodada uma invencionice nova?

2) A INCOERÊNCIA DOS VÍDEOS FIFA E DOS VÍDEOS CBF

Dias atrás explicamos que a Regra 12, quando trata de “infrações com bolas na mão”, era clara na questão da intencionalidade e que nada havia mudado na Regra do Jogo, exceto a nova orientação que pede atenção ao movimento antinatural do jogador malandro (aquele que disfarçadamente força a barra para a bola bater em sua mão e tirar proveito). Porém, no Brasil, criou-se o erro de interpretar lances imprudentes como antinaturais, inventando a Regra 12B, algo exclusivo para o Futebol brasileiro. Nada de marcar lance de mão por jogador ser imprudente e correr risco, já que a FIFA pede cuidado com a trapaça da intenção disfarçada (a infração por mão é a única na Regra em que se avalia somente a intenção, nunca a imprudência).

Eis que a CBF divulgou 8 vídeos de lances da FIFA instruindo os árbitros sobre o que se deve marcar com a orientação de mão antinatural. O interessante é que são diferentes do que os 4 lances explicados e interpretados pela diretora da Escola de Árbitros, Ana Paula de Oliveira, em vídeo oficial aos árbitros pela CBF TV.

Assista-o (abaixo) e avalie: são todos lances em que há a intenção de tocar a mão na bola (de maneira deliberada, seja com o movimento explícito ou anti-natural)? Aqui, a CBF recomenda pênalti. Alguém viu no restante do mundo tais lances?

Não me assusta… afinal, há quem de alto escalão (acredite se quiser) que justifica que a culpa é dos jogadores brasileiros, não dos árbitros, pois os atletas lá fora já aprenderam a correr e dar carrinho com as mãos para trás…

Entretanto, se você avaliar os oito vídeos da FIFA apresentados aos árbitros brasileiros pelo ex-árbitro Oscar Ruiz em 2015 (lembre-se que o ex-árbitro Jorge Larrionda também esteve por aqui fazendo a mesma coisa em 2014), perceberá que não existe essa história de que tudo é pênalti.

Assista-os e veja o que a FIFA recomenda:

1- Não é Pênalti (mas aqui o pessoal anda marcando): 

2- Pênalti sem cartão amarelo (olha o movimento de espalmar a bola): 

3- Pênalti com cartão amarelo (explícito para não levar o chapéu): 

4- Não é pênalti (mas a gente vê toda rodada aqui no Brasil marcando…): 

5– Pênalti com cartão amarelo:

6- Pênalti com cartão amarelo:

7- Não é pênalti (eita, que eu já vi um monte de lances como esses no Brasileirão indo pra cal…), em: 

8- Pênalti com expulsão: 

Diante de tudo isso, há alguma dúvida que enquanto o mundo continua respeitando a Regra 12, no Brasil criou-se a Regra 12-B?

Anúncios

Um comentário sobre “– A Invenção da CBF para a Rodada 20 e seus vídeos polêmicos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s