– Qual regra você mudaria no Futebol hoje?

Estamos em meio a uma grande e cansativa discussão sobre a “mão na bola” e “bola na mão”. A Regra do Jogo não mudou, mas sim a orientação que foi mal transmitida aos árbitros brasileiros (sobre ela, acesse: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/05/12/como-interpretar-corretamente-os-casos-de-mao-na-bola-e-bola-na-mao/).

O problema é que, para evitar confusão, algumas pessoas sugerem que se mude a Regra e que toda a bola que bata na mão vire falta! Discordo, isso deturpa o jogo e veremos jogador chutando na mão ao invés de chutar ao gol.

A propósito, “mudar a Regra” é sempre algo de muita discussão. Alguns defendem insistentemente o fim do impedimento, e não me incluo entre estes, pois, afinal, penso que acabaria com o jogo no meio de campo e viraria “chutão de área a área”.

Quando jovem, vi duas coisas significativas mudarem para melhor o futebol:

1) A proibição do goleiro segurar com as mãos uma bola recuada pelo companheiro (lembra que monotonia era zagueiro tocando para trás ao arqueiro?);

2) A indicação dos acréscimos de jogo (me recordo que muitos árbitros “supostamente desonestos/ caseiros” esperavam o time da casa empatar para encerrar a partida).

Dessa forma, fica a pergunta: o que você mudaria na Regra do Futebol hoje?

Particularmente, eu acrescentaria uma 4a substituição com a bola rolando (permitindo a quem houvera sido substituído voltar ao jogo) e ilimitadas no intervalo. Se o treinador quiser voltar ao segundo tempo com 11 jogadores diferentes, tudo bem! Além dessas, sou a favor da tecnologia para lances duvidosos (a ser bem regrada quanto ao uso, logicamente).

Deixe sua sugestão de mudanças:

bomba.jpg

Anúncios

Um comentário sobre “– Qual regra você mudaria no Futebol hoje?

  1. Concordo com alteração de regra na substituição, com substituição volante, jogador podendo entrar ou sair conforme interesse do jogo, só que isto poderia causar um problema maior. O time que estivesse ganhando, colocaria todos jogadores de defesa e não teríamos mais jogo. Então, eu levaria pro meio termo, com cinco substituição, mais uma exclusiva do goleira, totalizando seis substituição.
    Acrescentaria ainda, uma decisão a regra III, com o jogador que necessitar de atendimento medico e sair do campo de jogo, teria de ficar um numero “x” de minutos fora, sendo controlado pelo 4 arbitro.
    Jogador a ser substituído que caísse no gramado para ganhar tempo, o substituto também ficaria um numero “x”de minutos aguardando para entrar. Isto em qualquer situação. Tipo o ocorrido com o jogador do Corinthians ou do Palmeiras, que ficarão 6 meses fora. O arbitro não tem condições de julgar se e “cera”ou não, então aguarda-se o tempo. Para o goleiro, que não sai para atendimento, na segunda vez que caísse, sumariamente deveria ser substituído. Se as substituições já tiverem se esgotado, jogador de linha e joga com um a menos. O jogo teria muito mais fluidez.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s