– A Súmula Mentirosa de Corinthians 2×0 Santos

Falamos em outra publicação sobre a confusão no lance que culminou na expulsão de David Braz no clássico paulista do último domingo, entre Corinthians x Santos. O texto está em: http://wp.me/p55Mu0-yR . Nessa oportunidade, questionamos a bobeada do árbitro (não ter visto o pênalti) e a suposta mentira (de que David Braz foi expulso por ofensas).

Pois bem: a Sportv, emissora que transmitiu o jogo, captou o áudio em que Renato, jogador santista, questiona o bandeira Rogério Pablos Zanardo sobre quem fez o pênalti e ele confirma ser David Braz. Clique em: http://is.gd/yqFnrO e aumente o som!

Dessa forma, ratifico o texto de “suposta mentira” para MENTIRA. Sim, o árbitro Flávio Guerra, que agora declara que não viu o pênalti, citou que expulsou o santista por ofensas mas não relatou que foi informado por seu bandeira que ele era o autor do pênalti (erroneamente). Está claro que a expulsão foi por identificação errada do infrator, e na súmula se escreveu algo para contornar a situação: de que houvera sido por ofensas (que se aconteceram, foram depois do cartão vermelho).

Me recordei imediatamente do fato que encerrou a carreira do árbitro Alfredo dos Santos Loebeling, numa confusão entre Figueirense x Caxias na decisão da série B do Brasileirão 2001, onde a CBF interviu para que ele escrevesse algo diferente do que aconteceu na súmula. O jogo acabou antes do término dos acréscimos por invasão da torcida e Armando Marques, presidente da CA-CBF, orientou para que ele escrevesse que a invasão ocorrera depois dos acréscimos (para que não se mudasse o placar ou anulasse o jogo). Loebeling mentiu (a mando de Armando) na súmula, e imediatamente denunciou o fato, explicando que foi coagido. Mas como tudo isso envolveu Farah, Zveiter e Armando Marques… Loebeling teve a carreira encerrada.

A pergunta é: o quarteto de arbitragem mentiu na súmula de vontade própria (sim, todos eles, pois o documento é assinado por ambos) ou alguém sugeriu o texto?

Ficará a dúvida no ar!

  bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s