– Pedir a bola pode?

Uma pergunta enviada através do Blog “Pergunte ao Árbitro” e que vale a pena responder:

Tudo bem? Preciso de um favor. Ontem, jogando futebol com alguns amigos, ocorreu um lance polêmico e até agora não resolvido:

Recebi um passe de um jogador do meu time e assim que a bola chegou aos meus pés, um jogador adversário gritou “Vamos“. Nem olhei para o lado e executei o passe (detalhe: não estávamos uniformizados). Quando levantei a cabeça, vi que tratava-se de um adversário e pedi falta.

Houve muita discussão, pois, no meu entender, eu fui induzido ao erro. Já os adversários consideraram a jogada normal, pois o “Vamos” era para que alguém viesse me marcar

E aí? Cabe a paralisação ou não?

​Abraços e obrigado.”

No futebol profissional, se você tocar uma bola a um adversário que disse algo para enganar ou que poderia levar ao engano, é tiro livre indireto a seu favor. Isso se refere a:

– se alguém gritou ou falou: “toca”, “aqui”, “passa”, “chuta”, “vai” (lembre-se: isso vale para um adversário que diga isso a você e você acredita que é seu companheiro e toca para ele ou cumpre o que ele pede).

A questão é: falar com companheiros, pode. Nenhum adversário poderá gritar “toca” ao companheiro dele se você está com a posse de bola; isso é pedir a bola e é falta (já que o companheiro dele está sem a bola).

Porém, um grito de “vamos” é subjetivo e o árbitro tem que ver a jogada. Se o adversário direcionou o grito a você, pedindo a bola, é falta a seu favor. Mas se ele estava longe e você toca uma bola para trás buscando a ele… realmente ele estava conversando com seu companheiro e aí segue o jogo, pois se torna bobeada.

Lembre-se: falar é permitido, o que não pode é pedir a bola ou enganar com palavras um adversário em disputa, se passando por um companheiro. Como você estava no jogo, tem que avaliar a distância do adversário e se ele realmente tentou ludibriar, pela forma como pediu.

bomba.jpg

12 comentários sobre “– Pedir a bola pode?

  1. Sua pergunta, confesso, é inusitada. Mas a resposta é simples: não pode! Pelo fato da bola estar rolando (caso o árbitro não tenha marcado o pênalti), será infração (e se dentro da área… pênalti!!!!). E pense: não é pq o jogador confessou que o árbitro terá o mesmo entendimento.
    O ideal é esperar a 1a saída de bola para tal momento de justiça.

    Curtir

  2. Sim, pois pode ser um artifício usado por um adversário se passando por companheiro (estamos falando em jogos profissionais).
    Porém, se você pedir a bola ao seu companheiro pura e simplesmente, não há problema. Por exemplo: toca / passa / vira o jogo (desde que seja para seu companheiro). Existe um mito de que essas palavras não podem – mas podem sim.

    Curtir

  3. Muito interessante essa discussão. Rafael Porcari, você tem algum link, referência sobre esta regra (adversário “pedir” a bola e induzir ao erro)? Pois aconteceu recentemente num futebol onde jogo e me foi questionado “onde está isso na regra?” Poderia compartilhar alguma referência par acabar com disse-me-disse?

    Curtir

  4. Rodrigo, essa questão está dentro do Espírito da Regra, do
    Entendimento do que deve ou não se fazer (Regra 12, infrações e indisciplina). Muita coisa do futebol é explicada pela Regra e por suas diretrizes (que são claras e redigidas), outras pertence ao que se chama “Espírito do Jogo”, onde vc deve ter o conhecimento profundo, já que são situações mãos debatidas.
    A versão mais nova pra vc das Regras: https://conteudo.cbf.com.br/cdn/201909/20190902145532_358.pdf

    Curtir

  5. bom dia Rafael, meu nome é nicinho e gostaria de tirar uma duvida, se eu estou com a bola e meu colega vem ao meu encontro e fala… deixa; e falta certo? mas se ele fala gritando, sai também e falta? existe outras palavras que são consideradas faltas? quias são?

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s