– Ituano 1×1 São Paulo e o ótimo trabalho de equipe da Arbitragem que evitou um Erro de Direito!

Na partida deste domingo no Estádio Novelli Júnior, uma bobeada corrigida a tempo e que evitou complicações maiores.

Aos 84 minutos, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza (que tenho escrito aqui há algum tempo: tem sido o destaque positivo da arbitragem nesse Paulistão 2016), aplicou o cartão amarelo a Thiago Mendes. Entretanto, ele não percebeu que era a segunda advertência ao jogador, que deveria ser expulso.

Na sequência, Lucas Fernandes iria substituir PH Ganso. O meia são-paulino usou de malandragem e ao perceber que o árbitro não tinha mostrado o cartão vermelho a Thiago Mendes, disse ao 4o árbitro que ele, Thiago, é quem iria sair. Lucas entrou em campo e Thiago ficou no banco.

Foi aí que alguém avisou o árbitro que Thiago já tinha recebido cartão amarelo anteriormente e deveria receber o Vermelho. Eis que corretamente o árbitro vai à beira do gramado e o expulsa. E como não foi dado o reinício de jogo (que era em uma cobrança de falta à equipe do Ituano), todo procedimento foi correto. Só que se esqueceu que Lucas Fernandes havia entrado na partida! Dessa forma, o jogador deveria sair do campo de jogo pois a substituição não foi confirmada, já que Thiago foi expulso (reitero: isso é válido porque não houve reinício de jogo).

Flávio Rodrigues de Souza manda que a falta seja cobrada, apita o reinício e, preste da bola entrar em jogo (e é nesse momento que se efetiva o reinício da partida), ele paralisa tudo e percebe que o São Paulo continua com 11 atletas ao invés de 10. Ato contínuo, Ganso sai de campo e o jogo é reiniciado.

Nenhum erro em procedimentos legais da partida. O trabalho em equipe da arbitragem funcionou. Mas e se… (IMPORTANTE, VEJA ESSAS 5 SITUAÇÕES ABAIXO):

1) – O árbitro autoriza a cobrança de falta com Lucas Fernandes em campo sem ter expulsado Thiago Mendes?

R: É erro de direito, e o Ituano poderia pedir a anulação da partida.

2) O árbitro expulsa Thiago Mendes e reinicia o jogo com Lucas Fernandes em campo?

R: Como Lucas não substituiu efetivamente ninguém (já que Thiago recebeu o Vermelho), ele é um atleta que está ilegalmente em campo. Deve receber cartão amarelo por estar jogando sem autorização (como se fosse um invasor) e sair do gramado.

3) – E se Lucas Fernandes dá um pontapé no adversário dentro da área, e nesse momento o árbitro percebe que ele está a mais em campo, após ter expulso Thiago Mendes?

R: Você marca tiro livre indireto ao Ituano e aplica o cartão amarelo a Lucas Fernandes por estar em campo sem autorização, e pede sua saída do gramado (já que ele não é um jogador autorizado a estar em campo, não pode dar o pênalti).

4) – E se Lucas Fernandes evita um gol com uso das mãos e nesse momento o árbitro percebe que ele está a mais em campo, após ter expulso Thiago Mendes?

R: Você marca tiro livre indireto ao Ituano e aplica o cartão vermelho a Lucas Fernandes por estar em campo sem autorização. A expulsão é por ter evitado uma situação clara e manifesta de gol (conforme o FIFA Trívia, questão 65, de 2015/2016, do livro oficial das Regras de Jogo 2015/2016)

5) – E se antes do reinício de jogo o árbitro percebe que Lucas Fernandes não substituiu ninguém, já que Thiago Mendes foi expulso? (E FOI ESSA A SITUAÇÃO OCORRIDA).

R: O árbitro deve aplicar o cartão amarelo a Lucas Fernandes (essa foi a falha disciplinar do árbitro), ordenar a sua saída de campo, pedir que o quarto-árbitro indique o substituto e aí realizar o procedimento de substituição. Ganso não pode levar amarelo já que ele não foi oficialmente substituído até então.

Repito: o procedimento de “conserto” foi legal (nenhum erro de direito), mas só faltou o Amarelo no procedimento disciplinar.

bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s