– O polêmico gol de Botafogo x Corinthians

Sobre o 1o gol tão discutido no jogo entre Fogão x Timão na Arena da Ilha, pelo Campeonato Brasileiro, só vi o lance neste domingo. E para mim, desde o 1o momento, o lance foi LEGAL.

Explico: o impedimento deve ser marcado quando um jogador estiver avançado sem ter entre ele e a linha de fundo 2 atletas, no caso de receber a bola, verificando-se o momento do lançamento. Claro, existem algumas exceções como tiro de meta, arremesso lateral e outras situações específicas.

Nesta jogada, Vinícius Tanque (BOT) está em posição de impedimento, mais enfiado para a região centro-direita do ataque carioca. Neilton (BOT) avança pelo meio. Há um atacante do Botafogo também em posição de impedimento pela esquerda. Quando Yago vai dividir, a bola é desviada e sobra para Vinícius Tanque, que continua a jogada devolvendo para Neilton que faz o gol. Válido ou não?

Entenda: Se Neilton desejasse tocar para Vinícius Tanque originalmente na jogada, com ou sem desvio deveria ser sancionado o impedimento. Desvio, neste caso, não tira impedimento. Entretanto, crendo que Neilton queria prosseguir a jogada e que não iria tocar para Vinícius Tanque, e que a bola sobra para ele somente em decorrência da participação de Yago, é uma nova jogada e o lance deve prosseguir (isso mudou em 2013,  veja o item 9 desta postagem: http://wp.me/p55Mu0-bW).

Neste mesmo Brasileirão, houve um lance de mesma natureza e discussão em um gol na partida entre Ponte Preta x Palmeiras, também debatido na ocasião.

Em tempo: o pênalti desperdiçado por Marquinhos Gabriel surgiu de lance mal marcado. Não foi mão intencional na bola, falha do bom árbitro Caio Max Vieira, que havia trabalhado bem em outros jogos.

bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s