– FIFA não quer a homenagem da “Flor de Papoula” na Inglaterra. Abuso da Regra e falta de bom senso?

A FA (a “CBF inglesa”) chiou. Clubes e jogadores idem. Claro, tudo com o apoio dos torcedores.

Estamos falando da atitude antipática da FIFA em proibir o… Poppy!

Explicando: durante a 1ª Grande Guerra, muitos soldados do País de Gales, Escócia e Inglaterra morreram em combate na França. E entre os seus túmulos improvisados nascia uma única flor: a papoula, ou ‘poppy’. Por tal motivo, simbolicamente, a planta trazia aos cidadãos a mensagem de que a resistência e a luta pela paz não havia morrido (já que era algo que insistia em brotar no meio das vítimas enterradas), se tornando um marco memorável por aqueles que lutaram pelo fim da Primeira Guerra Mundial.

Por décadas, no dia desse memorial de luta pela paz (11 de novembro), se costuma usar bótons de flor de papoula para a reverência ao fato. Nos campeonatos inglês, escocês e galês, na rodada próxima a essa data, usa-se a imagem da flor como lembrança nas camisas (como as costumeiras faixas pretas nas mangas, representando luto no Brasil, por exemplo).

Porém, nesse ano, a FIFA usou o argumento que proíbe propaganda política ou religiosa em uniformes ou gestos, vetando assim o uso do símbolo da papoula. A revolta, portanto, é gigantesca por lá, especialmente porque justamente no dia 11 jogarão Inglaterra x Escócia em Wembley, e uma cerimônia seria realizada pelos mortos. Claro, com muita “flor de poppy” por lá.

E você, concorda com a FIFA?

Penso que, se a  entidade adotar esse critério, dentro da cultura ocidental deveria proibir fazer sinal-da-cruz, usar tarja de luto, erguer os braços ao céu… Aliás, poderá afirmar que a cor negra é preconceituosa, etc…

Estou sendo irônico, lógico. Penso que o ‘excessivamente politicamente correto’ da entidade extrapola. Deveria usar o mesmo critério no rigor de suas contas e atos corruptos.

bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s