– A Nova Orientação da Regra “estreou” no Brasil sábado, em Santos 1×0 Coritiba

Só nesta segunda-feira à tarde vi o pênalti defendido pelo goleiro Vanderlei. E ao ver a infração que originou o tiro penal, me recordei da nova orientação da Regra válida para a temporada 2017 / 2018 (mas que no Brasil foi antecipada para o Campeonato Brasileiro, por ter começado em 13 de maio), de que se um jogador em posição de impedimento e que não esteja ativo sofrer uma falta, ela deve ser marcada.

Por exemplo: se uma bola é alçada na área e o jogador está em impedimento, e se ao dominar a bola esse mesmo atleta sofre um carrinho, era marcado o impedimento pois a posição fora de jogo automaticamente era antecessora à infração do carrinho. Trocando em miúdos: ao sofrer a falta o jogo já estava parado. AGORA, isso mudou (em decisão de março / 2017 da International Board): até que exista o domínio efetivo do jogador em posição de impedimento (ou seja, até ele realmente passar de passivo para ativo), deve-se  marcar a infração caso ela ocorra.

No lance da Vila Belmiro, David Braz agarra Alecsandro antes dele estar em impedimento ativo. Em 2016, era marcado o impedimento, mas em 2017 deve ser marcado pênalti.

Para que não fosse marcado o tiro penal, David Braz simplesmente deveria deixar o Alecsandro dominar a bola que a jogada seria impugnada. Mais ainda: se o agarrão fosse depois do domínio, também deveria-se marcar somente o impedimento.

Pergunto: os jogadores estão sabendo disso?

Pergunto novamente: será que foi essa a leitura do bandeira durante a partida, ou simplesmente ele achou que Alecsandro estava na mesma linha e do seu erro surgiu um acerto?

Assista o lance em: https://www.youtube.com/watch?v=WNRrDuQPDUk

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s