– O que a CBF e as Federações estão esperando para parar os campeonatos devido ao Coronavírus?

Para muitos, uma “gripezinha” que não deveria afetar as coisas. Para outros, algo muito sério que merece todas as ações preventivas. Mas vamos ser realistas e trazer à discussão o Novo Coronavírus no “campo esportivo”?

Eu tenho bastante saúde. Se eu contrair a gripe do Covid-19, me recupero bem rápido e sem dificuldades. Mas o problema é que será inevitável não ter contato, no dia-a-dia (em casa, na rua, em estabelecimentos, nos estádios ou nas igrejas), com crianças que tenham imunidade baixa e idosos com problemas respiratórios. A transmissão em massa será algo a se preocupar.

Repare: Mikel Arteta, treinador do Arsenal; diversos jogadores na Itália de todas as divisões; atletas do basquetebol na Espanha; funcionários da McLaren se preparando para a abertura da Fórmula 1… todos eles contraíram o vírus (sem contar artistas e demais personalidades). Só “lá no estrangeiro” que isso ocorre, aqui não ocorrerá?

Um jogador do PSG, da Roma, do Bayern, do Barcelona (Messi, por exemplo) são indiscutivelmente mais talentosos do que um jogador qualquer da 3ª divisão paulista. Ele ganha muito mais dinheiro do que seu colega aqui e traz mais receita ao seu clube. Porém, em dignidade humana são idênticos. Por quê no Exterior existe a preocupação com atletas como os dos clubes citados e no Brasil ninguém fez nada ainda?

Assim, por quê a CBF e a FPF estão demorando tanto para suspender seus torneios? Como eu, esses jogadores têm saúde boa e se relacionarão com outras pessoas (de boa ou má saúde) diariamente. O torcedor na arquibancada, de toda origem e característica diversa, idem. Dessa forma, mudar o cotidiano (em nome de quem pode ser vítima fatal – que são esses grupos de riscos) e estando com o estado de pandemia decretado, se faz necessário paralisar os jogos de futebol.

A Bundesliga estuda não ter campeões nem rebaixados em suas séries. Cancela-se, simples! E em 2021 recomeça sem time que subiu nem time que desceu. A Conmebol  adiou jogos da Libertadores e as Eliminatórias da Copa estão aguardando definições, por ordem da FIFA. No Mundo Desenvolvido afora, resumidamente, os campeonatos pararam. Será que no Brasil somos tão subdesenvolvidos a ponto de não perceber a gravidade, ou a cartolagem só pensa em evitar prejuízo financeiro?

Insisto: não é só com os outros que isso acontece. Convivo com crianças saudáveis e não saudáveis, idosos saudáveis e não saudáveis, e me preocupo com eles. Se eu pegar COVID-19 e me isolar, é uma coisa. Se eu pegar e, até eu saber que peguei, imagine quantas pessoas eu contaminei?

A hora de tomar providências é urgente. Afinal, a OMS não estaria de “cabelos em pé” e o mundo parando à toa. Só o futebol brasileiro é imune ao Novo Coronavírus? E nada de jogar com portões fechados, pois o contato físico existe dentro de campo.

Resultado de imagem para Futebol e Coronavírus

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s