– E o 3o gol do Red Bull Bragantino, anulado contra o Libertad? Ah, os detalhes da Regra…

O Red Bull Bragantino jogou muito bem contra o Libertad, na noite desta quarta-feira, e venceu por 2×0. Mas uma situação polêmica chamou a atenção: o 3o gol do Massa Bruta, num lance de dupla dúvida da arbitragem, que foi anulado. Vamos a ele?

No final da partida (48 minutos do 2o tempo), a bola está com Jadsom, em situação de ataque. Ela bate no árbitro Facundo Tello e volta para o atleta bragantino (sem qualquer interferência que pudesse prejudicar o seu oponente paraguaio), que chuta para a meta. Ela é rebatida pelo goleiro Martyn Silva, e na sequência, Luan Cândido faz o gol aproveitando o rebote. Naquele momento, Gabriel Novaes estava em posição duvidosa, a o árbitro é chamado pelo VAR. A decisão veio somente aos 52 minutos, com a anulação do gol.

São dois lances:

1 – O de Gabriel Novaes, supostamente em impedimento, não pode ser considerado irregular (mesmo se estivesse mais à frente da linha do penúltimo defensor), pois ele não está ativo, mas sim passivo (ou seja: não tocou na bola, não atrapalhou o goleiro adversário e nem tirou proveito da sua posição).

2- O de Jadsom: se fosse até 01 de julho de 2019, o gol seria legal, pois a regra dizia que o árbitro era neutro. Em 01 de julho de 2020, a regra mudou: o árbitro passou a ser um corpo estranho, sendo que qualquer toque no árbitro deveria paralisar a jogada. Mas em 01 de julho de 2021, mudou de novo: foi acrescentado o detalhe de que “deverá parar o lance se a bola bater no árbitro e permanecer em ataque promissor, ou se mudar a posse de bola“. Ou seja:

A – Se a bola batesse no árbitro, permanecesse com Jadsom mas ele a tocasse para trás, o jogo deveria seguir.

B – Se a bola batesse no árbitro e sobrasse para outro atleta do Red Bull Bragantino (independente de estar no ataque ou na defesa), o jogo deveria ser paralisado.

Como vimos, a bola bateu no árbitro e permaneceu com Jadsom, mas ele a chutou para o gol. Assim, a fria regra do jogo manda anular o lance e marcar bola ao chão com posse ao time bragantino (considere: mesmo com o toque do árbitro sendo irrelevante para a jogada em si, deve-se paralisar a jogada).

Importante:

Das vezes que assisti o árbitro argentino Facundo Tello apitando, nunca consegui ver uma atuação sem lances confusos. Ele corre bastante, e se posiciona mal – um erro primário! Você deve correr próximo da jogada, mas não em cima dela, a fim de não atrapalhar seu campo de visão periférica do lance nem trombar com os jogadores. Claro, sem dar as costas ao bandeira, que é o seu assistente. Repare que é justamente o contrário que ele faz. Se melhor posicionado estivesse, a bola não teria batido nele.

Lembrando:

1- Facundo Tello foi o árbitro da desastrosa arbitragem envolvendo Cerro Porteño x Fluminense nesse ano, afastado temporariamente segundo a Conmebol (relembre aqui: https://oglobo.globo.com/esportes/tecnico-do-cerro-porteno-critica-arbitragem-apos-derrota-para-fluminense-assalto-mao-armada-1-25107957).

2- O mesmo árbitro foi o quarto-árbitro do lance que envolveu seu compatriota Nestor Pitana, na Copa América, envolvendo Brasil x Colômbia (igualmente uma bola que bateu no árbitro). Compartilho aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2021/06/23/brasil-2×1-colombia-o-gol-que-bateu-no-juiz-foi-legal-ou-nao/

3- É sabido: o Libertad tem um “antes” e um “depois” no futebol: o seu benemérito Nicolas Leoz, ex-presidente da Conmebol por 27 anos, envolvidos escândalos do FIFAgate até o pescoço, falecido há dois anos. Você pode ler sobre isso em: https://www.lance.com.br/todos-esportes/nicolas-leoz-club-libertad-uma-paixao.html ou sobre sua conduta em: https://trivela.com.br/america-do-sul/nicolas-leoz-o-cartola-que-sonhava-em-se-tornar-sir/

O gol anulado pode ser assistido em: https://www.espn.com.br/video/clipe/_/id/9245789.

Por fim, a ironia: o gol do Red Bull Bragantino, se formos justos, foi corretamente anulado por infração do… árbitro! Acrescento a indignação da demora nesse vídeo, em: https://youtu.be/l2L6qcSvPIA.

Sportbuzz · Red Bull Bragantino x Libertad: saiba onde assistir e as prováveis escalações

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s