– Análise Pré-Jogo da Arbitragem de Wilmar Róldan para São Paulo x Independiente Del Valle (Final da Copa Sulamericana 2022).

Faltou força política para o Tricolor do Morumbi na Conmebol. Ao menos, para quem é supersticioso, a escala da arbitragem para a decisão da Sulamericana não poderia ser pior.

Acontece que Wilmar Roldan (escalado para a final) e São Paulo FC não combinam. Há árbitros que não conseguem ter aceitação com certos clubes, e escalá-los (mesmo existindo outros nomes disponíveis) se torna um erro.

O árbitro colombiano tem 42 anos e desde os 28 anos está no quadro da FIFA. Não foi chamado para a Copa do Mundo de 2022 (e na de 2018, foi mandado embora para casa “cedo demais”, por desprezar o VAR na partida Inglaterra x Tunísia – ele se recusou a ver lances polêmicos, quando chamado). No ano seguinte, pelo Campeonato Colombiano, provavelmente de maneira proposital e por ironia, fez sinal que iria consultar o VAR num lance polêmico – sendo que não tinha VAR naquele jogo.

Provavelmente, Roldán estará na final como “prêmio de consolação”. Afinal, a Conmebol gosta dele, e trabalhou bem em Palmeiras x Atlético Mineiro e Velez x Flamengo pela Libertadores. Nas duas oportunidades, questionamos qual Roldán entrará em campo: o experiente juiz que não se deixa levar por reclamações, ou o juiz que abusa da autoridade e cria reclamações dos atletas?

Na memória recente, uma má arbitragem ruim, em Equador 1×1 Brasil (jogo de extrema polêmica): https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/01/28/as-6-situacoes-discutiveis-da-arbitragem-de-wilmar-roldan-em-equador-1×1-brasil/

Também relembremos: as derrotas do São Paulo para o Talleres (2019) e para o Arsenal de Sarandí (2013), que foram repletas de queixas desde racismo até expulsões discutíveis. Aqui: https://professorrafaelporcari.com/2019/02/06/wilmar-roldan-no-talleres-x-sao-paulo-mas-ele-ainda-e-top/. Some-se a questão envolvendo as ofensas reclamadas na derrota contra o Libertad (2011). Por fim, mais uma derrota, na eliminação contra o Palmeiras no ano passado pela Libertadores – essa, sem queixas contra ele, que foi bem.

Tomara que entre em campo o “Wilmar bom“!

Wilmar Roldan England Tunisia World Cup

Imagem: Getty Images

Publicidade

Um comentário sobre “– Análise Pré-Jogo da Arbitragem de Wilmar Róldan para São Paulo x Independiente Del Valle (Final da Copa Sulamericana 2022).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s