Sobre

Professor RAFAEL PORCARI é graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e mestre em Gestão de Negócios. Leciona disciplinas em Ciências Gerenciais; foi Comerciante, Administrador,  Consultor em Arbitragem de Futebol, além de outras atividades.  Hoje é comentarista esportivo na Rádio Difusora AM810, tendo participado recentemente em outras searas, como articulista do Jornal Bom Dia / Diário de São Paulo, e analista de futebol no SBT (Vtv / TV Sorocaba).

Contato: rafaelporcari@gmail.com

VISITE: http://professorrafaelporcari.com

 

18 comentários sobre “Sobre

  1. bom dia amigo. gostaria que vc. me esclarecesse uma duvida. o jogador tem a bola no seu pés, na hora que ele vai chutar em direção do gol recebe uma carga ou falta do seu adversario, ele chuta a bola mais por ter levado a falta ou carga do adversario a bola vai pra fora. o juiz marca o tiro de meta ou marca a falta?

    Curtir

  2. Almir, se o árbitro considerou que ele manteve equilíbrio suficiente para chutar a bola, deve dar a vantagem e, caso não faça o gol, tiro de meta. Porém, se o árbitro considerar que o chute foi para fora por conta do desequilíbrio da falta, e a bola sair pela linda de fundo, PODE voltar atrás e dar a falta atrasada, pois a vantagem não se concretizou.
    Assim, se o árbitro entendeu que o chute foi pra fora “por ruindade” de quem chutou”, tiro de meta. Se ele acha que foi pra fora por única e exclusivamente a falta, volta atrás e marca a falta. E se for gol, valida-o, evidentemente.

    Curtir

  3. Décio, ação temerária é quando chamamos a atitude do jogador de intencional. Por exemplo: você quis pegar a bola, correu demais e atingiu o adversário sem querer. Isso é falta por imprudência. Mas se ao invés disso você queria propositalmente atingir o adversário para roubar a bola, isso foi algo intencional, que leva a risco de lesão. Isso é temível, preocupante, falta para cartão amarelo (por isso, se chama ação temerária). Por fim, numa 3a situação: você nem se preocupa tanto com a bola, você quer é “dar no meio” do adversário, é força excessiva e/ou agressão (cartão vermelho).

    Curtir

  4. Sim, o Amarelo deve ser para Ação temerária (chamada antigamente de intenção). Imprudência não resulta em cartão. Mas cuidado: você ouvirá muita gente usando a palavra imprudência de maneira errada. Na “linguagem do futebol”, é quando você não queria fazer a falta mas acaba fazendo. “Falta sem querer”.

    Curtir

  5. Décio, as 3 situações mais comuns de cartões amarelos (não é estatística oficial, mas por empirismo): jogo temerário (falta), reclamações e cera. Já os vermelhos: reincidência (2o amarelo), jogo brusco grave (falta grave em disputa de bola) e agressões.

    Curtir

  6. Não, cera é classificada “como retardamento do jogo”. Conduta antidesportiva são atitudes para ludibriar de outras formas o jogo.
    Jogo brusco grave é uma entrada violenta SEMPRE em disputa de bola (vai dar um carrinho e pega o adversário). Agressão é um soco no adversário (Quando não há disputa de bola). Ambos são situações de violência – a 1a em disputa de bola (Jogo Brusco Grave) e a 2a sem disputa de bola (Violência).
    Já sobre o cartão vermelho ao bandeira, não pode. O árbitro pode dispensar o bandeira quando ele entende que a atuação é muito ruim, que cometeu alguma irregularidade ou não s comporta bem; entretanto, se pede para retirar (não mostra o cartão vermelho).

    Curtir

  7. Na verdade, é tipificada como retardamento do início e reinício do jogo (regra 8). Transgredir essa regra (demorar para iniciar / reiniciar o jogo, sendo lateral, tiro de saída, de meta, etc) é infração prevista na Regra 12.

    Curtir

  8. Em função da velocidade que os jogadores estão desenvolvendo hoje em dia, eu acho que em uma falta cometida por um jogador que tira de campo o adversário, os dois deveriam sair até que o lesionado se restabeleça, pois caso contrário a diferença numérica poderá fazer uma grande diferença do desenrolar do jogo, e além disso colabora para evitar faltas desnecessárias.

    Curtir

  9. O problema é atestar: se um bom jogador fizer uma falta em um cabeça de bagre, quem garante que o jogador não simule a lesão e demore a voltar para “complicar a vida” do craque adversário?
    Mas concordo com vc: um adversário a menos faz muita diferença nesse futebol tão veloz de hoje.

    Curtir

Deixe um comentário