– Na última rodada, os efeitos de Textor vistos em campo nos jogos!

Ontem, nós falamos sobre Renato Gaúcho e o efeito “Textor”: resumidamente, de como treinadores experientes tergiversarão as perguntas sobre derrotas, utilizando o discurso das denúncias de manipulação do presidente do Botafogo.

(Para quem não leu, está em: https://professorrafaelporcari.com/2024/04/28/o-esperado-uso-do-efeito-textor-por-renato-gaucho/)

Qual será o próximo clube a reclamar na rodada seguinte, usando tais argumentos?

Red Bull Bragantino e Atlético Mineiro, que estão brigando temporariamente pela ponta e viram o Fogão se solidificar na liderança da tabela, poderão reclamar sobre o comportamento dos atletas do Flamengo, após uma análise de Inteligência Artificial? No lance da suposta falta de Diego Hernández em Fabrício Bruno (eu não daria a falta), o que a IA diria sobre a conduta do flamenguista? Afinal, esse foi um dos princípios das queixas do dono da SAF botafoguense: decisões polêmicas de atletas e seus comportamentos. E pensando além: e se o lance não fosse em favor do Botafogo, mas ao contrário? Teria chiadeira de John Textor?

Complemento: há pouco, assisti a coletiva do Renato Gaúcho reclamando do diretor da federação baiana, Jaílson Macedo de Freitas. Acontece que Jailson apitava até pouco tempo, e uma de suas grandes lambanças, no começo de carreira, foi um Grêmio 3×2 Portuguesa (onde errou a favor dos gaúchos). Recorde em: https://ge.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/09/leitura-labial-saiba-o-que-foi-falado-na-confusao-de-gremio-x-portuguesa.html

Aliás, o jogo citado ganhou tanta polêmica, que um dos notórios torcedores da Portuguesa, o jornalista Flávio Gomes (que na época trabalhava na ESPN) chegou a ser demitido por se exceder em discussões. Aqui: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2013/09/09/demitido-comentarista-da-espn-se-arrepende-de-brincadeira-com-o-gremio.htm

E como o futebol é irônico, após esse conturbado Bahia x Grêmio, a Internet lembrou: e no ano passado, no Grêmio x Bahia, quando Wilton Pereira Sampaio (que apita hoje o Choque-Rei) marcou um absurdo pênalti de queimada favorecendo o time gremista? Recorde em: https://professorrafaelporcari.com/2023/07/13/o-bizarro-penalti-em-gremio-x-bahia/

2 comentários sobre “– Na última rodada, os efeitos de Textor vistos em campo nos jogos!

  1. Eu tenho visto comentários falando sobre o uso de IA onde revela-se muita ignorância a respeito. Parece-me que existe um intuito de desacreditar a posição de John Textor. IA não analisa uma jogada isoladamente como você sugere que se faça na jogada do segundo gol do Botafogo. IA utiliza uma imensa massa de dados para entender o que é desvio ou não. Ficar nessa posição só vai fazer você passar vergonha pela ignorância e por algum outro motivo que vise desacredita-la. Afinal você está satisfeito com a qualidade das arbitragens no Brasil ?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Américo, ninguém está satisfeito com a arbitragem do Brasil , nem com os cartolas fanfarrões do Brasil.
    A IA do Textor deveria, de tão competente , substituir o elemento humano. Mas não pode pois tem algo que não consegue fazer: ter sensibilidade, entender nuances e fazer interpretações de futebol.
    Um passe errado propositalmente não consegue ser distinto de um erro de jogo.
    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário