– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Paulista x AA Flamengo.

Para o jogo entre o Galo e o Corvo, a FPF escalou:

Árbitro: Pablo Rodrigo Soares de Oliveira
Árbitro Assistente 1: Rodrigo Meirelles Bernardo
Árbitro Assistente 2: Maria Eduarda Silva Pires
Quarto Árbitro: Daniel Carlos Luciano Fernandes
Analista de Vídeo: Márcio Luiz Augusto

Pablo, 31 anos, 6 temporadas na FPF, apitou no ano passado o jogo do Paulista contra o SKA, e não foi bem (vide aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/04/29/analise-da-arbitragem-de-paulista-1×1-ska-brasil/). A partida era fácil, ele se enrolou e não deixou o jogo fluir.

Nesse ano, teve oportunidades na série A3. Tomara que tenha evoluído!

Torço para uma boa arbitragem e um grande jogo!

Acompanhe Paulista x Flamengo de Guarulhos pela Rádio Difusora AM 810 ou nos Apps, com a narração de Rafael Mainini, comentários de Robinson Berró Machado e Heitor Freddo, reportagens de Luiz Antonio “Cobrinha” de Oliveira, análise da arbitragem de Rafael Porcari. No comando: Adilson Freddo! O jogo começa as 19h30h (14/06), mas desde as 18h00 o Tome Forte do Esporte já estará no ar.

 

– O árbitro pode “desmarcar” uma falta pelo VAR?

Sobre o curioso lance no jogo da Seleção Brasileira, falamos aqui: https://youtu.be/tEeYjfQtuDQ?si=58f8CfWe4SyuFic2

– A palavra do árbitro e a palavra do atleta.

No jogo Red Bull Bragantino 1×2 Atlético Mineiro, uma partida de situações inusitadas: estando ganhando de 1×0 e jogando muito bem, tentando o segundo gol, em poucos minutos o Massa Bruta levou 2 tentos inesperados e não teve força de mudar o placar na etapa final.

Porém, algo “marcou o jogo”: o árbitro gaúcho Rafael Rodrigo Klein (que falamos respeitosamente em nossa análise pré-jogo que ele tem “dias de Vuaden” e “dias de Daronco”, vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-3sE), expulsou o boa praça Eduardo Sasha, para surpresa de muitos.

Sasha é dentro e fora de campo uma pessoa bacana, um cara de família e sempre muito educado. Típico atleta Fair Play. E quando veio a súmula… o relato é que ele foi expulso por ofender o árbitro com os dizeres: “Você é muito fraco, seu CUZÃO”.

Ato seguinte a divulgação, Sasha postou a mensagem abaixo, revoltado, alegando que não falou isso de forma alguma.

E como fica?

A palavra do árbitro é soberana, e, em tese, uma súmula não tem mentiras. Mas o xingamento não é algo “compatível” com o perfil do referido atleta. 

Sugiro: alguma imagem com leitura labial, a fim de se resolver a pendenga. Em tese, o árbitro não mente (repare: em tese).

Aguardemos. Se o árbitro, por ventura, mentiu, será punido duramente pela legislação esportiva, como prevê a lei.

– A “SmartBola” que ajudará os VARs na Euro 2024!

E não é que a Adidas está desenvolvendo uma bola inteligente, que terá sensores para ajudar a marcação dos impedimentos e infrações, e que estreará na Eurocopa 2024?

Extraído de: https://www.folhape.com.br/esportes/eurocopa-tera-bola-inteligente/341714/#

EUROCOPA TERÁ BOLA INTELIGENTE PARA A ARBITRAGEM.

A Eurocopa vai estrear uma bola “inteligente”, novidade que promete funcionar como assistente da arbitragem. A inovação foi batizada de Fussballliebe (amor pelo futebol, em português) e será usada a partir de sexta-feira (14), em Munique, na Alemanha, com o jogo entre a seleção anfitriã e a Escócia.

A bola foi desenvolvida pela Adidas e tem tecnologia chamada de Connected Ball. O sistema deve auxiliar na marcação mais rápida de impedimentos ao enviar dados em tempo real aos árbitros de vídeo, que estarão na cabine do VAR.

Além disso, a Fussballliebe será aliada de outras tecnologias no campo, como as câmeras que captam os movimentos dos jogadores. Isso pode ajudar a arbitragem a determinar pontos de contato entre o atleta e a bola, de modo a colaborar com a marcação de faltas ao apontar se houve toque de mão, por exemplo.

Na parte externa, o design da bola foi projetado com foco em representar “movimento e a energia do jogo”, segundo comunicado da Uefa. O produto tem também ilustrações de cada um dos estádios da Eurocopa 2024 e o nome das cidades-sede.

Além de Munique, palco da abertura, outros nove locais recebem os jogos: Berlim, Colônia, Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Gelsenkirchen, Hamburgo, Leipzig e Stuttgart. A competição será realizada de 14 de junho a 14 de julho.

Conheça a bola em: https://youtu.be/DxZ5_HMjWjA

Fussballliebe, bola da Eurocopa

Imagem: divulgação UEFA.