– O pênalti polêmico em Fluminense 0x1 Flamengo.

Aos 36 minutos do segundo tempo, o lance polêmico e capital no Maracanã: Bruno Henrique (FLA) é lançado e disputa a bola com Calegari (FLU). O defensor cai nesse embate e o atacante se enrosca e em seguida cai também. Pênalti ou não?

Assistindo o lance, me pareceu que Bruno Henrique disputa o espaço com Calegari legalmente. Não consigo ver o braço do flamenguista empurrando com força suficiente para derrubar o jogador tricolor. Ele, de fato, abre o braço, e a pergunta que se deve fazer é: ele roubou a bola com tranco legal, ou só conseguiu fazer isso com a ajuda desse braço, de maneira infracional?

Na sequência, não consigo ver pênalti por ação temerária, tampouco por imprudência. Aparentemente, Bruno Henrique tropeça no adversário e cai (isso é casualidade, não entra na categoria “sem querer também é infração”, pois ela se refere a lances de ação imprudente).

Enfim: não foi falta de Bruno Henrique, nem pênalti de Calegari. Assim, domingo o Flamengo teve um pênalti contra ele, e hoje, um pênalti a seu favor (ambos inexistentes).

Acréscimo: circula nas Redes Sociais que Calegari houvera dado uma tesoura intencional quando estava no chão. Eu não assisti essa imagem (não a encontrei na Web). Se ocorreu, então o árbitro Rafael Rodrigo Klein acertou.

IMPORTANTE: vi há pouco essa imagem do pênalti: https://x.com/maurocezar/status/1805045912462324048 e me convenci de que o zagueiro joga os pés para trás, uma espécie de “movimento antinatural das pernas”. Foi pênalti

Fluminense x Flamengo: prováveis escalações, arbitragem, onde assistir, retrospecto e palpites

Imagem extraída de Terra.com.br

– As máscaras de Mbappé!

Não é só questão de “Regras da UEFA”, mas das Regras do Jogo (Regra 4).

Entenda: