– Dei azar na rodada do futebol ou é sempre assim e eu não percebia? Sobre o “Maria ‘VAR’ com as outras”.

O Zé Boca-de-Bagre, um amigo em comum que tenho com o querido Professor Reynaldo Basile, é um cara espirituoso! Me disse ontem: “Esses juízes são todos ‘Maria VAR com as outras’, não podem ouvir o chamado do árbitro de vídeo que mudam de opinião na hora” (em alusão à falta de personalidade dos juízes de campo em manter a decisão tomada, usando o dito popular de “Maria vai com as outras”).

Tentei argumentar com ele que foram anos (ou melhor: décadas) de destruição da arbitragem nacional com os mesmos nomes transitando em vários cargos e que Seneme precisava ter tempo para trabalhar. No fundo, nem eu me convenci com a resposta. Afinal, vamos para o Rodada 13 do Brasileirão e a coisa continua ruim como antes.

Não adianta discutir meritocracia e/ou geopolítica dos árbitros (já fizemos isso aqui: https://wp.me/p4RTuC-Ej7). Também não dá para dizer que a Regra da Mão na Bola é confusa, já falamos dela didaticamente aqui: https://wp.me/p55Mu0-17L. Cansou-se de falar também de que o árbitro de vídeo encontrou um ambiente propício para ser um fiasco no Brasil (aqui: https://wp.me/p4RTuC-wys). Por fim, já mostramos que “treino, há”, mas não funciona, e sugerimos que se traga europeus de 1a linha para formar árbitros (não vale sul-americano nem europeu de país sem tradição no futebol, em: https://wp.me/p4RTuC-xrb).

Por mais que você queira ter boa vontade, desmotiva falar e ver as coisas não acontecerem. Neste último feriado prolongado, a impressão que se deu é que se quer tirar a credibilidade do campeonato. Não é possível tanta bobagem do tamanho que aconteceu! Eu, particularmente, dei azar com o que eu vi. Ou foi “mais uma rodada normal”?

Vejam só: na 5a feira, me auto-torturei ao assistir Botafogo x São Paulo. Jogo ruim, com uma medonha arbitragem do nosso árbitro da Copa, Wilton Sampaio. “Picou o jogo”, que parecia ter durado 180 minutos, de tão longo e cansativo que foi…

No sábado à noite, comentei pela Rádio Futebol Total de Bragança Paulista o jogo Santos x Red Bull Bragantino. E com 5 minutos de jogo, tínhamos 5 faltas. Numa delas, ficou (cronometrado) 58 segundos de espera para cobrança de uma falta simples, e foram 19 outras somente no 1º tempo. Os times queriam jogar, e o árbitro não deixava, “palestrando” nas cobranças, promovendo reuniões dentro da área. Irritante! E o acréscimo? Um mísero minuto apenas… sim: 1 de recuperação. Vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-32z.

No domingo cedo, comentei pela Rádio Difusora AM de Jundiaí o jogo União São João x Paulista. O time  jundiaiense teve um pênalti bem marcado ao seu favor, e minutos depois, em um lance idêntico, sabe-lá-por-quê o árbitro não marcou um mesmo penal para o clube ararense. Sabe o que é arbitragem de 4a divisão? Teve até corta-luz do juizão e bola que quase bateu nele em cobrança de pênalti. Assustador! Em: https://wp.me/p55Mu0-32C.

No domingo à tarde, voltando para casa, parei e “calhou” de estar passando o pênalti inexplicável marcado a favor do Corinthians contra o Goiás. Como fazer a mão do atleta sumir? Que raio de esporte que se joga com braços amarrados? O árbitro Bráulio Machado errou, acompanhado do VAR Wagner Reway. Aqui: https://wp.me/p55Mu0-32E.

No domingo à noite, um absurdo no Beira-Rio: pênalti inexistente do FIFA Sálvio Sampaio, errando duplamente ao expulsar com 7 minutos o jogador do Botafogo. O VAR Rafael Traci (que por enquanto continua escalado para São Paulo x Palmeiras no Morumbi nesta 2a feira) nada fez. Aliás, Traci e Reway, os VARs em Itaquera e em Porto Alegre, eram os indicados para a Copa do Mundo 2022 (mas a FIFA preferiu não levar nenhum árbitro de vídeo brasileiro… relembre: https://wp.me/p4RTuC-Dt9.

Preciso da ajuda dos amigos: dei azar em assistir uma jornada “atípica” ou é isso mesmo: temos erros cedo, tarde e noite?

Atualizando: Trocou o VAR!
Justíssimo.
Depois, deve-se trocar a relação de árbitros da FIFA, dos dirigentes, dos homens que treinam o VAR…

Imagem extraída de: https://m.facebook.com/BASTA-673869692629213/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s