– Defendendo o indefensável: o VAR no Brasil

Depois de mais um lance confuso no Brasileirão (falamos da anulação do gol do São Paulo no Mineirão por impedimento), fico cada vez mais descrente com o uso do Árbitro de Vídeo. 

Aqui, me parece excesso de protagonismo, incompetência e, se for levado por Teorias Conspiratórias, erros para que se desacredite na ferramenta.

Sou entusiasta da tecnologia na dose certa (fiz uma comparação aqui: https://wp.me/p4RTuC-rff). Porém, para entender o quão pode melhorar o VAR no Brasil, leia algumas considerações feitas em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2019/09/09/o-que-acontece-com-o-var-no-brasil/.

O MAIS IMPORTANTE: se você quiser entender o por quê de tantos erros, entenda o que a FIFA realmente quer e o que se faz aqui no Brasil no link em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2019/11/05/o-que-a-ifab-pede-ao-var-e-o-que-o-brasil-faz-com-ele/.

Imagem

Um comentário sobre “– Defendendo o indefensável: o VAR no Brasil

  1. Vamos lá, sem clubismo aqui. Imagina você lá no VAR , utilizando-se de uma tecnologia, com chefes seus atras de você, o que você faria? Você vai analisar o lance, utiliza-se da tecnologia e dos recursos de cameras que tem a disposição, e mostra que o atacante esta 0,1 cm impedido. O que fazer? ignorar o fato? Isso é incabível. É obvio que você vai indicar a posição de impedimento, porque voce tem que fazer o justo lá senão vc fica na geladeira . Pela imagem da TV não da pra ter essa precisão, tem toda uma perspectiva, física ótica, a camera de impedimento nunca está exatamente no ponto e pode sim causar uma impressão errada da localização exata do jogador. Não adianta reclamar do VAR em lances que não são interpretativos. Você pode sim reclamar se a tecnologia é 100% precisa, se tudo está calibrado e se as câmeras e o software realmente fornecem o melhor ângulo para a análise, mas na minha opinião reclamar de teoria da conspiração em lances sem interpretação é demais. Esse lance foi ajustado, pode sim realmente estar centímetro a frente, por essa câmera você não pode cravar 100% de certeza de mesma linha. Portanto, na minha opinião vale o que o VAR decidiu utilizando-se de muito mais recursos do que a tv aberta utiliza-se. Agora me responde se você apostaria contra mim um milhão de reais , ou sua casa pra provar que está em posição legal, vc fica só com essa imagem e eu com toda tecnologia e cameras do VAR. Abraços. Rubão hahhahah.

    Curtir

Deixe um comentário